|
Título:
Percepções dos alunos do curso de agropecuária do
Brasil sobre plantas medicinais.
Resumo: A presente dissertação
teve por objetivo geral verificar a percepção dos estudantes
dos Cursos Técnico de Agropecuária do Brasil acerca de plantas
medicinais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca identificar
a percepção dos Técnicos em Agropecuárias
acerca das Plantas Medicinais. Com isso buscou-se identificar o Discurso
do Sujeito Coletivo dos estudantes sobre Plantas Medicinais. Os sujeitos
da pesquisa foram selecionados dos seguintes Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia: Ceará – Campus Crato; Rio Grande
do Sul Campus Sertão; Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira;
Goiano Campus Urutaí e do Colégio Técnico da Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica. Dessa maneira foram
apresentados os discursos dos seguintes questionamentos: 1) Você
conhece alguma planta medicinal de sua região? Qual? Para que ela
serve?; 2) Descreva o que você aprendeu sobre plantas medicinais
no seu curso de Técnico em Agropecuária. Você acha
que o que você aprendeu foi útil para sua vida profissional?
Acha que precisaria mudar alguma coisa na maneira como esse tema foi abordado?
e 3) Como e em que situação você utilizaria plantas
medicinais na atividade de Técnico em Agropecuária? É
possível perceber que o Técnico em Agropecuária,
na cadeia produtiva das Plantas Medicinais/Fitoterápicos, se destaca
como o principal ele responsável na garantia da qualidade da matéria
prima, fornecendo plantas seguindo os padrões necessário
para produzir o medicamento, e não se enquadra no rol de profissionais
capacitados tecnicamente para prescrever o uso dessas drogas, seja em
animais ou em humanos.Todas as argumentações apontam para
uma reflexão acerca da ampliação e/ou introdução
da discussão sobre Plantas Medicinais nos cursos técnicos
de Agropecuária, pois essa área apresenta-se como uma alternativa
viável de mercado de trabalho em ascensão e a garantia de
uma soberania brasileira na produção de medicamentos. |
|