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Título:
Pedagogia de projetos como método de ensino: o desenvolvimento
de três genótipos de maracujazeiro em condições
de casa de vegetação.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi
o de avaliar a aceitação da aprendizagem dos alunos do ensino
Técnico em Agricultura à aplicação da Pedagogia
de Projetos como método de ensino. Para tanto foi escolhido um
grupo de 30 alunos e comparado os seus desempenhos a um outro grupo de
30 alunos do mesmo curso, todos participaram normalmente de aulas no método
tradicional de ensino fragmentado.Tema norteador da pesquisa: O desenvolvimento
de três genótipos de maracujazeiro (Passiflorácea),
em condições de casa de vegetação no Cefet-Urutaí-GO.
Os alunos, que desenvolveram a metodologia de projetos, participaram da
implantação até as avaliações do experimento.
O conhecimento dos alunos foi avaliado através da realização
de outros projetos.paralelos ao projeto de maracujá e por meio
de questionários aplicados antes e depois da metodologia de projetos.
Não houve igualdade entre os dois métodos de ensino. Observamos
que após a aplicação dos questionários e desenvolvimento
dos projetos os alunos participantes do projeto de pesquisa, 83% souberam
realizar projetos e 92% aceitaram o método de projetos como método
de ensino, portanto os alunos do ensino tradicional não realizaram
projetos, mas 66% aceitam o método de projetos como proposta de
ensino, sendo que 56% dos alunos do ensino tradicional não acham
satisfatório o método tradicional para a elaboração
de projetos. Foram avaliados 10 caracteres de três espécies
de Passifloraceae propagadas por sementes, em delineamento experimental
em blocos ao acaso com quatro repetições, em arranjo de
parcelas subdivididas, sendo que nas parcelas foram sorteadas aleatoriamente
nas sub-parcelas as espécies Passiflora cincinnata, Passiflora
edulis Sims e Passiflora giberti considerando como unidade experimental
sete plantas avaliadas por época. As avaliações foram
iniciadas aos 10 dias após a emergência (DAE) com a destruição
de sete plantas por espécie nas sub-parcelas (época I) e
prosseguiram a cada 10 dias, perfazendo um total de seis épocas
de avaliação. Os caracteres analisados foram: altura das
plantas (ALPL), número das folhas (NF), número de nós
(NN), massa fresca da parte aérea (MFPA), massa seca da parte aérea
(MSPA); comprimento da raiz pivotante (CRP), número de raiz (NR),
massa fresca da raiz (MFR) e massa seca da raiz (MSR), os dados foram
submetidos à análise de variância e as médias
comparadas pelo teste de Tukey ( 5%). |
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