Carlos Alberto Gomes dos Santos Dissertação na íntegra
 

Título: Pedagogia de projetos como método de ensino: o desenvolvimento de três genótipos de maracujazeiro em condições de casa de vegetação.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a aceitação da aprendizagem dos alunos do ensino Técnico em Agricultura à aplicação da Pedagogia de Projetos como método de ensino. Para tanto foi escolhido um grupo de 30 alunos e comparado os seus desempenhos a um outro grupo de 30 alunos do mesmo curso, todos participaram normalmente de aulas no método tradicional de ensino fragmentado.Tema norteador da pesquisa: O desenvolvimento de três genótipos de maracujazeiro (Passiflorácea), em condições de casa de vegetação no Cefet-Urutaí-GO. Os alunos, que desenvolveram a metodologia de projetos, participaram da implantação até as avaliações do experimento. O conhecimento dos alunos foi avaliado através da realização de outros projetos.paralelos ao projeto de maracujá e por meio de questionários aplicados antes e depois da metodologia de projetos. Não houve igualdade entre os dois métodos de ensino. Observamos que após a aplicação dos questionários e desenvolvimento dos projetos os alunos participantes do projeto de pesquisa, 83% souberam realizar projetos e 92% aceitaram o método de projetos como método de ensino, portanto os alunos do ensino tradicional não realizaram projetos, mas 66% aceitam o método de projetos como proposta de ensino, sendo que 56% dos alunos do ensino tradicional não acham satisfatório o método tradicional para a elaboração de projetos. Foram avaliados 10 caracteres de três espécies de Passifloraceae propagadas por sementes, em delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições, em arranjo de parcelas subdivididas, sendo que nas parcelas foram sorteadas aleatoriamente nas sub-parcelas as espécies Passiflora cincinnata, Passiflora edulis Sims e Passiflora giberti considerando como unidade experimental sete plantas avaliadas por época. As avaliações foram iniciadas aos 10 dias após a emergência (DAE) com a destruição de sete plantas por espécie nas sub-parcelas (época I) e prosseguiram a cada 10 dias, perfazendo um total de seis épocas de avaliação. Os caracteres analisados foram: altura das plantas (ALPL), número das folhas (NF), número de nós (NN), massa fresca da parte aérea (MFPA), massa seca da parte aérea (MSPA); comprimento da raiz pivotante (CRP), número de raiz (NR), massa fresca da raiz (MFR) e massa seca da raiz (MSR), os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ( 5%).