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Título:
A pesquisa como princípio científico e educativo no ensino
da produção animal: efeito da lactação sobre
a eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas de corte
Resumo: O distanciamento existente
entre a prática cotidiana reprodutivista, exercida na maioria das
escolas de ensino técnico, e a produção do conhecimento
motivou a realização desta pesquisa, desenvolvida durante
o ano de 2008 na Escola Agrotécnica Federal de Alegrete-RS (atualmente
denominada Instituto Federal Farroupilha-Campus Alegrete). A adoção
da “pesquisa como princípio científico e educativo”
no ensino da produção animal teve como objetivo oportunizar
aos estudantes estratégias metodológicas que lhes possibilitasse
a construção autônoma de novos saberes para que, assim,
pudessem protagonizar sua formação profissional. A pesquisa
foi realizada tomando-se como referência um segundo projeto de pesquisa,
de caráter tecnológico e executado por alunos do curso Técnico
em Agropecuária, denominado “Efeito da lactação
sobre a eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas de corte”,
no qual foram comparados três diferentes sistemas de desmame e seus
efeitos sobre a eficiência reprodutiva das fêmeas bovinas.
Na pesquisa didática foram empregadas metodologias qualitativas,
com uso de questionários inicial e final, entrevistas semi-estruturadas
e observação participante e, para aferição
dos resultados do projeto tecnológico, foi realizada uma Análise
de Variância, utilizando-se o procedimento ANOVA e, no caso onde
a ANOVA detectou efeito estatístico significativo, foi aplicado
um teste de médias (Tukey), com nível de significância
de 5%. Os resultados alcançados demonstraram que o emprego da “pesquisa
como princípio científico e educativo” como estratégia
metodológica tem efeito significativo na construção
do conhecimento e, consequentemente, na evolução da aprendizagem
dos alunos. Ficou demonstrado o efeito positivo que tal metodologia desencadeia
nos diferentes aspectos envolvidos com a cognição, em especial
quanto às relações entre aprendizagem significativa,
autonomia, protagonismo e motivação. No projeto tecnológico
os resultados obtidos demonstraram que houve influência da lactação
na ocorrência do primeiro cio pós-parto, determinando período
de serviço mais longo nas vacas com cria ao pé; também
ficou demonstrado que, em condições nutricionais semelhantes,
não ocorreram diferenças significativas entre a interrupção
parcial (desmame interrompido) e a interrupção total (desmame
precoce) da lactação, e que as técnicas de desmame
interrompido e precoce reduziram o intervalo entre o parto e a nova concepção
se comparadas ao desmame tradicional. |
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