Bartolomeu Lins de Barros Junior Dissertação na íntegra
 

Título: A Educação Física Escolar no conexto do IF SERTÃO - PE possibilidades e desafios diante do ensino técnico profissional

Resumo: O presente estudo basea entendimento sobre como o componente curricular Educação Física se insere na formação do aluno de uma escola de formação técnica profissional, considerando as incursões político-econômicas deferidas nesse tipo de escola, as escolhas pedagógicas dispostas pelo professor e a própria instituição. Para tanto, recorremos aos achados sobre Educação Profissional no Brasil, mais especificamente nos direcionamentos dados pelas reformas do setor, desde o decreto 2.208/1997, passando pelo seu substituto 5.154/2004. Consideramos as alocuções aplicadas à educação como caminhos de formação, numa perspectiva de manutenção de urea hegemonia advinda das forças dominantes da sociedade e, em outra direção, nas possíveis resistências ou alternativas contra hegemônicas acompanhadas de tensões movidas por esse terrível movimento. Assumimos a crítica de uma formação profissional que demonstra reproduzir e se adequar aos meios flexíveis de produção vigentes, qua traduzem uma investida neoliberal através do toyotismo e suas variantes consequências, como a precarização do trabalho e o desemprego estrutural. Recorremos a uma abordagem qualitativa de pesquisa, em conjunto com um referencial teórico-metodológico, corn base no materialismo histórico-dialético, pelo fato de considerarmos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação. Portanto, nomeamos, enquanto categorias filosóficas da dialética materialista a possibilidade e a realidade; e travamos um desafio teórico singular nesse momento, quando nos propomos a tratar o cotidiano como espaço esseneial para se desenvolverem resistências individuals e/ou coletivas, ou seja, fomentar condições de materialidade e, assim, transformar o real. Propomos, ainda, delimitar categorias de instrumentalização, tais como: as questões que se referem à identificação pelo professor das políticas na educação técnica profissional; as mudanças no mundo do trabalho e as articulações conferidas à escola e o entendimento dos professores sobre o componente curricular educação física. A entrevista semiestruturada com 03 professores de Educação Física foi o instrumento eleito, companhadas da análise sobre o PDI e o PPP. Optamos por uma análise dialética, em que os atores são situados em seu contextp. Assim, propomos dois níveis de aproximação: um sob as determinações fundamentais e, para isso nos apoiamo-nos em categorias mais gerais; e outro nível de interpretação baseado no encontro, que travamos com os fatos surgidos na investigação. Nossas conclusões sugerem que as opções pedagógicas dos professores pesquisados possuem um viés comum no que diz respeito à perspectiva de formação profissionalizante. Estão mediadas pelos valores do esporte, apoiadas na perspectiva da aptidão física e se justificam com base nos códigos e valores da sociedade capitalista. Indicam, também, uma repressentação da categoria trabalho inserida na prática pedagógica, o que influencia a realidade escolar no que tange a sua forma de organização para atender o campo produtivo atual, caracterizado pela reestruturação do capital.