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Título:
A Educação Física Escolar no conexto do IF SERTÃO
- PE possibilidades e desafios diante do ensino técnico profissional
Resumo: O presente estudo basea entendimento
sobre como o componente curricular Educação Física
se insere na formação do aluno de uma escola de formação
técnica profissional, considerando as incursões político-econômicas
deferidas nesse tipo de escola, as escolhas pedagógicas dispostas
pelo professor e a própria instituição. Para tanto,
recorremos aos achados sobre Educação Profissional no Brasil,
mais especificamente nos direcionamentos dados pelas reformas do setor,
desde o decreto 2.208/1997, passando pelo seu substituto 5.154/2004. Consideramos
as alocuções aplicadas à educação como
caminhos de formação, numa perspectiva de manutenção
de urea hegemonia advinda das forças dominantes da sociedade e,
em outra direção, nas possíveis resistências
ou alternativas contra hegemônicas acompanhadas de tensões
movidas por esse terrível movimento. Assumimos a crítica
de uma formação profissional que demonstra reproduzir e
se adequar aos meios flexíveis de produção vigentes,
qua traduzem uma investida neoliberal através do toyotismo e suas
variantes consequências, como a precarização do trabalho
e o desemprego estrutural. Recorremos a uma abordagem qualitativa de pesquisa,
em conjunto com um referencial teórico-metodológico, corn
base no materialismo histórico-dialético, pelo fato de considerarmos
a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.
Portanto, nomeamos, enquanto categorias filosóficas da dialética
materialista a possibilidade e a realidade; e travamos um desafio teórico
singular nesse momento, quando nos propomos a tratar o cotidiano como
espaço esseneial para se desenvolverem resistências individuals
e/ou coletivas, ou seja, fomentar condições de materialidade
e, assim, transformar o real. Propomos, ainda, delimitar categorias de
instrumentalização, tais como: as questões que se
referem à identificação pelo professor das políticas
na educação técnica profissional; as mudanças
no mundo do trabalho e as articulações conferidas à
escola e o entendimento dos professores sobre o componente curricular
educação física. A entrevista semiestruturada com
03 professores de Educação Física foi o instrumento
eleito, companhadas da análise sobre o PDI e o PPP. Optamos por
uma análise dialética, em que os atores são situados
em seu contextp. Assim, propomos dois níveis de aproximação:
um sob as determinações fundamentais e, para isso nos apoiamo-nos
em categorias mais gerais; e outro nível de interpretação
baseado no encontro, que travamos com os fatos surgidos na investigação.
Nossas conclusões sugerem que as opções pedagógicas
dos professores pesquisados possuem um viés comum no que diz respeito
à perspectiva de formação profissionalizante. Estão
mediadas pelos valores do esporte, apoiadas na perspectiva da aptidão
física e se justificam com base nos códigos e valores da
sociedade capitalista. Indicam, também, uma repressentação
da categoria trabalho inserida na prática pedagógica, o
que influencia a realidade escolar no que tange a sua forma de organização
para atender o campo produtivo atual, caracterizado pela reestruturação
do capital. |
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