|
Título:
A interdisciplinaridade como Prática Educacional
Tecnológica em Apicultura: estudo de caso da Escola Agrotécnica
Federal de Castanhal, PA.
Resumo: Esta pesquisa
foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC
de Castanhal) com vinte e dois alunos (público alvo) da segunda
série do ensino médio profissionalizante, matriculados no
módulo de Apicultura do Curso Técnico em Agropecuária
no ano letivo de 2007. O trabalho contou com a participação
de cinco professores, dois alunos monitores e apicultores locais e teve
como objetivos principais estabelecer relações interdisciplinares
no desenvolvimento da prática educativa em apicultura para o ensino
agrotécnico. A partir deste projeto desenvolvido durante o módulo
de apicultura, buscou-se estrategicamente criar situações
em que os alunos pudessem articular, integrar e interagir conhecimentos,
como sujeitos de seus próprios saberes, numa perspectiva de desenvolver
com os educandos, não somente o domínio dos conteúdos
e habilidades pertinentes à apicultura, mas, principalmente, a
capacidade de articular diversos saberes e contextualizá-los de
forma prática e reflexiva numa dimensão de totalidade. Os
resultados foram avaliados no sentido de identificar que novos significados
podem trazer ao módulo de Apicultura o uso da metodologia interdisciplinar.
Na participação das disciplinas foram utilizados temas geradores.
Os alunos foram avaliados antes e depois do módulo. Para o acompanhamento
da evolução das aprendizagens foram utilizados os seguintes
instrumentos avaliativos: auto-avaliação, construção
de um diário de campo, elaboração de textos e registros
de depoimentos e participações. Observou-se que a metodologia
utilizada possibilitou aos alunos a construção das habilidades
necessárias ao profissional em apicultura, numa perspectiva de
totalidade criando espaços dialógicos de intensa interatividade
entre as diversas áreas do conhecimento ultrapassando assim, as
fronteiras disciplinares, ligando os conhecimentos ambientais, sociais
e econômicos numa teia solidária e interdependente. Os resultados
alcançados mostram que a prática interdisciplinar foi positiva
e bem aceita pelos alunos no ensino de apicultura e pode ser utilizada
como alternativa pedagógica para os professores trabalharem as
demais disciplinas na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal,
Pará. |
|