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Título:
Análise da formação de alunos do curso agronomia
do IFMT- Campus Campo Novo do Parecis: um estudo de caso sobre a interface
com a Agroecologia
Resumo: A grande maioria das instituições
de ensino agrícola, no Brasil, tem formado profissionais com um
perfil fortemente vinculado aos princípios da agricultura industrial,
que é alicerçada na agroquímica, na mecânica
agrícola, na biotecnologia e no uso de energia não renovável.
Entretanto, esse modelo tem sido amplamente questionado, tendo em vista
o fato de ele ter seu foco na maximização de lucros, restringindo
as dimensões sociais, éticas, culturais, bem como as questões
ambientais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar
a formação de acadêmicos do curso de agronomia do
IFMT – Campus Campo Novo do Parecis e sua interface com a Agroecologia,
buscando identificar as percepções do tema para a vida profissional.
A pesquisa foi desenvolvida de julho a dezembro de 2011. Inicialmente,
os dados sobre a origem e perfil vocacional foram coletados em 24 alunos
do 6º semestre. A metodologia utilizada foi o “Grupo de Estudos”,
com atividades alternadas entre discussões teóricas e experiências
de campo sobre o tema Agroecologia. Após um convite a turma, o
ingresso dos alunos aconteceu por adesão voluntária, sendo
o grupo constituído por cinco deles que participaram de todas as
etapas da pesquisa. Para as discussões teóricas, o grupo
de estudos se reunia em sala de aula uma vez por semana. As atividades
de campo, por sua vez, foram realizadas em área experimental, com
diversas ações de base agroecológica. Os instrumentos
utilizados na coleta de dados foram: a) análise documental (plano
de curso e matriz curricular); b) questionário; c) entrevista;
e d) observação participante. O tipo de investigação
adotada foi exploratória, descritiva e explicativa com uma abordagem
que mescla os métodos quantitativos e qualitativos. Como estratégia
de pesquisa, foi adotada o estudo de caso. Os resultados revelaram que
a maioria dos pesquisados possui vínculo com o meio agrário,
e que todos já tinham uma vaga noção sobre a Agroecologia.
Entretanto, na maioria dos casos, essas concepções não
eram bem definidas, chegando até mesmo a serem distorcidas. A experiência
no grupo de estudos despertou a motivação dos alunos pela
proposta agroecológica, tanto nas atividades teóricas como
nas práticas de campo, ficando claro que houve uma boa aceitação
da Agroecologia enquanto disciplina. Os indícios da incorporação
desses conhecimentos foram constatados por relatos e observações
sobre a atitude desses alunos no ambiente escolar e na comunidade ao entorno.
Quanto à percepção da experiência para a sua
formação profissional, a possibilidade de aliar “o
aumento da produtividade à sustentabilidade”, foi apontada
pelos alunos como um dos principais desafios para a agricultura do futuro.
Evidenciou-se ainda a falta de conhecimentos para o enfrentamento desses
desafios, e que os saberes agronômicos pertinentes à Agroecologia
apresentam-se como lacunas na formação destes graduandos. |
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