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Título:
Um estudo de caso sobre aspectos do conhecimento profissional de professores
que ensinam geometria em turmas de 4ª série
Resumo: Essa investigação
trata de questões relativas ao conhecimento profissional de professoras
que ensinam Geometria em turmas de quarta série. Especificamente,
identificamos e analisamos aspectos (concepções, elementos
curriculares e conceituais) que emergiram quando as docentes ensinavam
geometria em turma de quarta série. Os sujeitos da pesquisa foram
duas professoras do Ensino Fundamental que trabalham em Escolas Municipais
da cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Foram utilizadas
as seguintes estratégias para coleta de dados: aplicação
de questionários, observação, entrevistas, análise
documental e diário de campo. O estudo ressalta que aprendizagem
da geometria nas séries iniciais acontece com maior dinâmica
tendo como suporte a observação e a manipulação
de objetos. Outro ponto a ser destacado é que o conhecimento profissional
das professoras em Geometria é oriundo das práticas pedagógicas
desenvolvidas no dia-a-dia e, que mesmo com pouca experiência nessa
área da matemática, as docentes, tendo o livro didático
como suporte didático principal, ousaram a implementar práticas
mais inovadoras em geometria.
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