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Título:
O real e o virtual no ensino-aprendizagem de mecanização
agrícola
Resumo: A evolução
tecnológica dos tratores e implementos agrícolas estabelece
um desafio à formação dos profissionais que farão
uso desta tecnologia. É imperativo que o ensino de mecanização
agrícola nas escolas técnicas oportunize ao educando ampla
gama de informações sobre os tratores e implementos, capacitando-o
a utilizar adequadamente aqueles disponíveis no mercado onde atuará.
Esta pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú
(CAC) com duas turmas de alunos do curso Técnico em Agropecuária
da modalidade pós-ensino médio. O conteúdo sobre
semeadoras-adubadoras da disciplina de mecanização agrícola
foi ministrado de duas formas, pelo professor/pesquisador. Para uma turma
o conteúdo foi ministrado través do computador, com o acesso
a um software sobre a semeadora-adubadora modelo 1013 da Fankhauser, contendo
também informações sobre outras semeadoras-adubadoras,
elaborado pelo professor/pesquisador com a colaboração de
alunos e professores do curso Técnico em Informática do
CAC. Para a outra turma o conteúdo foi ministrado da forma tradicional,
com aulas teóricas em sala de aula e em tomo da máquina.
As atividades práticas programadas foram realizadas igualmente
em ambas as turmas. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa
comparou o grau de aprendizagem obtido pelas duas turmas, sendo comum
a ambas o acompanhamento e orientações do professor. Os
resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa
de aprendizado nas duas turmas estudadas e que a presença e orientação
do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem
em ambas as situações, demonstrando ser possível
manter a formação do profissional em paralelo a evolução
tecnológica dos equipamentos utilizados na agricultura moderna,
adequando as ferramentas de ensino.
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