Antonio José Pereira Dissertação na íntegra
 

Título: O real e o virtual no ensino-aprendizagem de mecanização agrícola

Resumo: A evolução tecnológica dos tratores e implementos agrícolas estabelece um desafio à formação dos profissionais que farão uso desta tecnologia. É imperativo que o ensino de mecanização agrícola nas escolas técnicas oportunize ao educando ampla gama de informações sobre os tratores e implementos, capacitando-o a utilizar adequadamente aqueles disponíveis no mercado onde atuará. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) com duas turmas de alunos do curso Técnico em Agropecuária da modalidade pós-ensino médio. O conteúdo sobre semeadoras-adubadoras da disciplina de mecanização agrícola foi ministrado de duas formas, pelo professor/pesquisador. Para uma turma o conteúdo foi ministrado través do computador, com o acesso a um software sobre a semeadora-adubadora modelo 1013 da Fankhauser, contendo também informações sobre outras semeadoras-adubadoras, elaborado pelo professor/pesquisador com a colaboração de alunos e professores do curso Técnico em Informática do CAC. Para a outra turma o conteúdo foi ministrado da forma tradicional, com aulas teóricas em sala de aula e em tomo da máquina. As atividades práticas programadas foram realizadas igualmente em ambas as turmas. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa comparou o grau de aprendizagem obtido pelas duas turmas, sendo comum a ambas o acompanhamento e orientações do professor. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa de aprendizado nas duas turmas estudadas e que a presença e orientação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em ambas as situações, demonstrando ser possível manter a formação do profissional em paralelo a evolução tecnológica dos equipamentos utilizados na agricultura moderna, adequando as ferramentas de ensino.