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Título:
A educação ambiental na formação do técnico
em agropecuária no Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu
Resumo: Diante dos problemas socioambientais
gerados pelo modo de apropriação capitalista dos recursos
naturais, com o avanço da agricultura moderna que, apesar do aumento
da produtividade, causou, também, graves problemas aos ecossistemas
(erosão, perda de fertilidade dos solos, diminuição
e ou perda de biodiversidade, contaminação dos solos, da
água, dos alimentos, efeito estufa, destruição da
camada de ozônio, dentre outros), pondo em risco a sustentabilidade
da vida na terra. Com a constatação do avanço da
globalização, da pobreza e das mudanças que se processam
no mundo do trabalho, tornou-se urgente e inadiável que se faca
uma reflexão sobre a formação do Técnico em
Agropecuária, no que se refere a abordagem da educação
ambiental. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar como o
processo ensino-aprendizagem se desenvolve no contexto da sala de aula.
Averiguar se ocorre associação entre formação
técnica e educação ambiental em uma visão
interdisciplinar que garanta não só formação
técnica eficiente, mas, sobretudo, a construção de
valores éticos e morais que subsidie a sustentabilidade dos processos
produtivos, tendo como ancora as disciplinas de Silvicultura e Educação
Ambiental. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados, referente
ao processo ensino-aprendizagem, questionários aplicados a docentes
e discentes do Curso, visando perceber como a educação ambiental
e tratada no currículo e se ocorre em um contexto interdisciplinar.
Realizaram-se, também, entrevistas semiestruturadas com produtores
e consumidores de lenha, estacas e carvão vegetal da Região
Centro-Sul, com o intuito de confrontar a realidade ambiental com o saber
sistematizado. Perceber se a construção do conhecimento
p lo discente o capacita a atuar como profissional critico e ético
na busca da sustentabilidade da vida no semiárido A analise dos
dados fornecidos pelos discentes, no que tange aos conceitos de meio ambiente,
ética ambiental e desenvolvimento sustentável, embora em
processo de construção, ainda são considerados vagos
e inconsistentes. Conceitos estes que são a base do agir e do refletir
humano na construção de uma sociedade mais harmônica,
justa e sustentável E salutar observar, entretanto, que os docentes
estão conscientes da necessária superação
da formação fragmentada e cartesiana a que foram submetidos.
Neste contexto, para garantir ao técnico uma formação
integral que o capacite a atuar conscientemente na realidade socioambiental
e necessário que a Instituição, alem de transmitir
saberes técnicos, proponha-se a ajudá-lo a construir sua
formação ética, humana e ambiental permitindo um
novo olhar entre o homem, a natureza e a sociedade. Apos a analise e discussão
dos dados foram formuladas as conclusões mais importantes que a
pesquisa permitiu fazer. |
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