Antonio Demontiêu Aurélio Soares Dissertação na íntegra
 

Título: A educação ambiental na formação do técnico em agropecuária no Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu

Resumo: Diante dos problemas socioambientais gerados pelo modo de apropriação capitalista dos recursos naturais, com o avanço da agricultura moderna que, apesar do aumento da produtividade, causou, também, graves problemas aos ecossistemas (erosão, perda de fertilidade dos solos, diminuição e ou perda de biodiversidade, contaminação dos solos, da água, dos alimentos, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, dentre outros), pondo em risco a sustentabilidade da vida na terra. Com a constatação do avanço da globalização, da pobreza e das mudanças que se processam no mundo do trabalho, tornou-se urgente e inadiável que se faca uma reflexão sobre a formação do Técnico em Agropecuária, no que se refere a abordagem da educação ambiental. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar como o processo ensino-aprendizagem se desenvolve no contexto da sala de aula. Averiguar se ocorre associação entre formação técnica e educação ambiental em uma visão interdisciplinar que garanta não só formação técnica eficiente, mas, sobretudo, a construção de valores éticos e morais que subsidie a sustentabilidade dos processos produtivos, tendo como ancora as disciplinas de Silvicultura e Educação Ambiental. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados, referente ao processo ensino-aprendizagem, questionários aplicados a docentes e discentes do Curso, visando perceber como a educação ambiental e tratada no currículo e se ocorre em um contexto interdisciplinar. Realizaram-se, também, entrevistas semiestruturadas com produtores e consumidores de lenha, estacas e carvão vegetal da Região Centro-Sul, com o intuito de confrontar a realidade ambiental com o saber sistematizado. Perceber se a construção do conhecimento p lo discente o capacita a atuar como profissional critico e ético na busca da sustentabilidade da vida no semiárido A analise dos dados fornecidos pelos discentes, no que tange aos conceitos de meio ambiente, ética ambiental e desenvolvimento sustentável, embora em processo de construção, ainda são considerados vagos e inconsistentes. Conceitos estes que são a base do agir e do refletir humano na construção de uma sociedade mais harmônica, justa e sustentável E salutar observar, entretanto, que os docentes estão conscientes da necessária superação da formação fragmentada e cartesiana a que foram submetidos. Neste contexto, para garantir ao técnico uma formação integral que o capacite a atuar conscientemente na realidade socioambiental e necessário que a Instituição, alem de transmitir saberes técnicos, proponha-se a ajudá-lo a construir sua formação ética, humana e ambiental permitindo um novo olhar entre o homem, a natureza e a sociedade. Apos a analise e discussão dos dados foram formuladas as conclusões mais importantes que a pesquisa permitiu fazer.