|
Título:
A escola e a vida: uma análise da relação entre os
saberes populares e escolares no curso Técnico em Agricultura do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Roraima - Campus Novo Paraíso
Resumo: Esta dissertação
teve como objetivo principal analisar a Proposta Pedagógica do
Curso Técnico Subseqüente em Agricultura em Regime de Alternância
do Campus Novo Paraíso e verificar se a mesma contempla a relação
entre os saberes populares trazidos pelos alunos a partir das especificidades
da vida cotidiana e o processo ensino-aprendizagem trabalhado através
dos saberes escolares. Para alcançar esse objetivo, realizamos
estudos sobre o contexto histórico do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Roraima, como também procuramos nos
aprofundar no conceito da Pedagogia da Alternância e refletirmos
sobre que tipos de saberes os alunos trazem consigo para a escolar. Para
tanto, realizamos uma pesquisa de campo utilizando a Historiografia através
de cartas produzidas por seis alunas do referido curso. Para complementar
a nossa pesquisa, realizamos estudos em bibliografia de diversos autores
que tratam do tema em foco, bem como, análise da Proposta Pedagógica
do Curso, do Plano de Desenvolvimento Institucional e da Matriz Curricular
do Curso. |
|