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Título:
Portfólio na disciplina de práticas profissionais
no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
Resumo: De maneira geral
e não se considerando um passado muito distante, a maioria das
escolas técnicas de nível médio que oferecem educação
profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer
a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando
em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos
críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas
estavam surgindo quanto à colocação e permanência
desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem
o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de
suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo
necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade.
Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola
Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda,
a preocupação com a formação profissional
é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em “aprender
para fazer e fazer para aprender”. A disciplina de práticas
profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas
de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer
para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório
onde os estudantes com a devida orientação dos professores
e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para
a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos
em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa
e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção
da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal,
aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática
realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão
e auto-avaliação do aluno através da adoção
do Portfólio como instrumento de sistematização e
contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações
e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra
oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade,
considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais
levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes
de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema
de escola-fazenda, ainda em regime de internato, leva aos estudantes ao
constante exercício de convivência com respeito as diferenças,
pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive
nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores
e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados
por Delors (2003). |
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