|
Título:
Construção e organização do manual de boas
práticas de fabricação (BPF) para o laticício
do CEFET de Urutaí/GO
Resumo: Boas Práticas de Fabricação
(BPF) é um conjunto de princípios e regras para o correto
manuseio de alimentos, abrangendo, desde as matérias-primas, até
o produto final, de forma a garantir a saúde e a integridade do
consumidor. A adoção de Boas Práticas de Fabricação
é um requisito fundamental em um Programa de Segurança Alimentar,
aliado à implementação dos PPHO (Procedimentos Padrões
de Higiene Operacional), onde são documentados os procedimentos
necessários para assegurar a ausência de perigos que possam
comprometer a inocuidade dos alimentos. Este trabalho foi realizado com
os alunos do Curso em Agroindústria do CEFET de Urutaí,
Goiás com o objetivo de elaborar um manual de Boas Práticas
de Fabricação para o laticínios/escola do CEFET.
O conhecimento dos alunos a respeito de BPF foi verificado através
de um questionário aplicado antes e ao final do trabalho. Após
aplicação do questionário foi promovido um debate
para discussão dos resultados do questionário e os alunos
passaram a conhecer as Portarias e Leis referentes à BPF. Assistiram
a um vídeo que enriqueceu o trabalho desenvolvido. Foram feitas
visitas a cinco laticínios, sendo um do CEFET de Urutaí
e outros quatro da região da Estrada de Ferro com objetivo de observar
as condições e aplicar check list a cada um deles. A abordagem
do check list, teve como objetivo integrar os alunos, fazendo-os participar
de pequenos grupos e assim construir e organizar o manual de BPF para
o CEFET de Urutaí, Goiás. A técnica utilizada foi
a Díade, que consiste em pedir aos alunos que formem pares, isto
é, minigrupos de duas pessoas. A divisão dos grupos foi
realizada por heterogeneidade deliberada, critério que os próprios
alunos decidiram por si mesmos. Como resultado do trabalho, além
da construção e organização do manual de BPF
para o laticínios/escola do CEFET de Urutaí, despertou-se
no aluno a consciência de que ele próprio precisa ser competente
como profissional e também garantir a ele próprio a compreensão
da cidadania como participação social e política. |
|