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Título:
Dificuldades e Possibilidades no Processo de Integração
da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as Famílias
dos Alunos Residentes.
Resumo: Pesquisa realizada
na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio-SC, nos anos de 2007 e
2008, com a participação de 262 alunos residentes, 227 pais
de alunos residentes, 08 servidores da CGAE e 16 professores. O objetivo
principal da pesquisa foi identificar as dificuldades e possibilidades
no processo de integração da EAFSombrio com as famílias
dos alunos residentes. Com este trabalho buscamos compreender as dificuldades
que se estabelecem neste campo e sugerir possibilidades de melhorias nesta
relação. A investigação valeu-se de pesquisa
qualitativa, com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados,
aplicados em alunos residentes, seus pais, professores e servidores da
CGAE. Esta pesquisa enfocou as características institucionais e
familiares que interagem na produção da qualidade de ensino
e da excelência escolar. Neste sentido, buscamos investigar quais
os fatores que aproximam ou afastam as famílias da escola e as
estratégias que podem facilitar essa aproximação.
Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário analisar o perfil
das famílias que investem na escolaridade dos filhos, quanto ao
acompanhamento mais próximo de sua vida escolar. A hipótese
inicial quanto à relação escola-família foi
ratificada, confirmando a sua importância na construção
da identidade e autonomia do aluno, principalmente o aluno residente (regime
de internato). A partir da parceria escola e família, estas duas
instituições, embora de características distintas
com que realizam sua função formativa de crianças
e jovens, são complementares e podem atuar de forma integrada,
contribuindo assim, para o crescimento institucional, o desenvolvimento
humano e a integração da escola com as famílias.
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