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Título:A
profissão de Tecnólogo: instrumento de intervenção
num mundo do trabalho em transformação.
Resumo:Esta pesquisa traz uma análise
sobre a educação profissional tecnológica no processo
de desenvolvimento regional/local. Nosso propósito foi verificar
a profissão de Tecnólogo para saber se há inserção
dela no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que objetivou ainda identificar,
no meio profissional, se o curso de tecnologia é valorizado pela
sociedade regional/local como curso superior. A pesquisa foi realizada
no contexto profissional e profissionalizante do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus
São João Evangelista, a partir do Curso Superior de Tecnologia
em Silvicultura. Para a realização da pesquisa e coleta
de dados, foi utilizado como procedimentos metodológicos pesquisa
bibliográfica, observação, questionário, entrevista
e análise documental. O que nos mobilizou para esse trabalho de
pesquisa é o discurso que vem sendo proferido amplamente pela legislação
educacional, pelas instituições formadoras e pelas instituições
privadas do mercado que dizem formar e ser necessário um trabalhador
crítico, autônomo, flexível, interdisciplinar, um
trabalhador que possa cumprir diversas funções dentro da
empresa. As empresas e a legislação querem uma educação
puramente mercadológica, mas chamamos a atenção para
o fato de que a verdadeira educação, a educação
para a vida, a educação política e para a cidadania
choca-se com a lógica do capital. Contudo, a cidadania se aprende,
e sabe-se que a ausência de uma cultura cívica compromete
o exercício da participação, dos direitos políticos
e impossibilita a solução dos problemas sociais, gerando
um descrédito com as instituições democráticas,
com a política e com o próprio país. É nesse
sentido que se pontua a educação como mediação
para a construção da cidadania. |
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