Ângela Rangel Ferreira Tesser Dissertação na íntegra
 

Título:A profissão de Tecnólogo: instrumento de intervenção num mundo do trabalho em transformação.

Resumo:Esta pesquisa traz uma análise sobre a educação profissional tecnológica no processo de desenvolvimento regional/local. Nosso propósito foi verificar a profissão de Tecnólogo para saber se há inserção dela no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que objetivou ainda identificar, no meio profissional, se o curso de tecnologia é valorizado pela sociedade regional/local como curso superior. A pesquisa foi realizada no contexto profissional e profissionalizante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus São João Evangelista, a partir do Curso Superior de Tecnologia em Silvicultura. Para a realização da pesquisa e coleta de dados, foi utilizado como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, observação, questionário, entrevista e análise documental. O que nos mobilizou para esse trabalho de pesquisa é o discurso que vem sendo proferido amplamente pela legislação educacional, pelas instituições formadoras e pelas instituições privadas do mercado que dizem formar e ser necessário um trabalhador crítico, autônomo, flexível, interdisciplinar, um trabalhador que possa cumprir diversas funções dentro da empresa. As empresas e a legislação querem uma educação puramente mercadológica, mas chamamos a atenção para o fato de que a verdadeira educação, a educação para a vida, a educação política e para a cidadania choca-se com a lógica do capital. Contudo, a cidadania se aprende, e sabe-se que a ausência de uma cultura cívica compromete o exercício da participação, dos direitos políticos e impossibilita a solução dos problemas sociais, gerando um descrédito com as instituições democráticas, com a política e com o próprio país. É nesse sentido que se pontua a educação como mediação para a construção da cidadania.