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Título:
As concepções dos professores do curso Técnico
em Agropecuária, do IFTM – Campus Uberlândia, sobre
interdisciplinaridade.
Resumo: O principal objetivo
deste trabalho é investigar os aspectos que inscrevem o professor
do curso Técnico em Agropecuária, do Instituto de Educação,
Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM –
Campus Uberlândia, em uma identidade como educador – a questão
da nomeação, do processo de identificação,
das concepções ou representações sociais –
e como isso se reflete em sua prática docente. Para isso realizamos
a pesquisa bibliográfica para analisar as concepções
de interdisciplinaridade presentes em documentos educacionais oficiais,
internos e externos à Instituição. Tal identificação
faz-se necessária, para compreender como o conceito de interdisciplinaridade
se insere na ação pedagógica da escola, qual é
o seu papel e os desafios para a inserção de sua prática
no Ensino Profissional e Tecnológico. Para isso, delimitamos como
marco de referência as reformas educacionais processadas na década
de 90 do século XX até os dias de hoje. Adotamos a pesquisa
documental, para análise dos documentos referidos anteriormente,
tendo por direcionamento a busca de possibilidades para a construção
de práticas curriculares inovadoras, numa perspectiva voltada para
a mudança social, abordando a temática no espaço
delineado pelas oportunidades e ambivalências que a envolve, procurando
entender sua configuração e uso na teoria contemporânea,
bem como sua associação ao conceito de recontextualização
na análise de políticas e textos curriculares. Com análise
do questionário e observação, buscamos traçar
um mapa para determinar como as concepções sobre interdisciplinaridade
se constroem no pensamento e na prática dos docentes envolvidos
na pesquisa, com vistas a sua real implantação, como projeto
curricular, adotado, de forma consciente e participativa pelos agentes
educacionais, que fazem o dia a dia a Instituição. Pudemos
verificar que, ainda, há um longo caminho a percorrer, no sentido
de aprofundamento dos referenciais teóricos que embasam a prática
interdisciplinar, mas que as possibilidades e obstáculos identificados
podem conduzir a concretização desse ideal, se este, realmente,
partir de uma escolha consciente por parte de todos os envolvidos no processo. |
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