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Título:
PNATER e abordagens pedagógicas: pesquisa participativa com produtores
rurais assentados, agentes extensionistas e professores de curso técnico
em agropecuária do Estado do Mato Grosso.
Resumo: Desde a implantação
da extensão rural no Brasil, esta tem sido exercida através
de enfoques pedagógicos que desconsideram os conhecimentos dos
agricultores, as relações econômicas, culturais e
sociais estabelecidas, as condições ambientais dos locais
com o objetivo de aumentar a produção ao custo do aporte
de altas doses de insumos externos. Este modelo de produção
causou degradação de grandes áreas, contaminação
das águas, solos e ar, extinção de diversas espécies
da fauna e flora, endividamento dos produtores rurais, concentração
de terras e as desigualdades sociais. Para minimizar estes impactos negativos
foi criada e implantada em 2004 a Política Nacional de Assistência
Técnica e Extensão Rural – PNATER, que orienta a adoção
de metodologias participativas na realização das atividades
de ATER. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os métodos
e técnicas utilizados na prática educativa da extensão
rural pela Empresa Matogrossense de pesquisa, assistencia técnica
e extensão rural - EMPAER-MT, relacioná-los com as metodologias
sugeridas pela PNATER e analisar se o curso técnico em agropecuária
oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia – IFMT - Campus Parecis está formando esses
profissionais futuros agentes de ATER para atender aos desafios propostos
pela Lei de ATER. A pesquisa de campo foi realizada através de
entrevistas com produtores do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, questionários
e entrevistas com os agentes de ATER da EMPAER-MT, análise do curso
de formação de agentes de ATER do Estado de Mato Grosso,
análise da matriz curricular do curso técnico em agropecuária
do IFMT – Campus Parecis – bem como entrevistas e questionários
com os professores deste curso. Concluiu-se que a metodologia empregada
pelos agentes não é participativa, visto que o agente, ao
visitar a unidade familiar procede da forma tradicional estendendo seus
conhecimentos e desconsiderando o saber dos agricultores. Constatou-se
que o curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus
Parecis não está formando técnicos para atuarem como
agentes de ATER como orienta a PNATER, pois se observa a prioridade na
aprendizagem das técnicas e domínios dos cultivos para atuar
na agricultura de grande escala. |
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