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Título:
Inclusão escolar: as experiências do Grupo de Discussão
do Instituto Federal Catarinense - Campus sombrio.
Resumo: Esta dissertação
é um estudo de caso sobre o Grupo de Discussão do Instituto
Federal Catarinense campus Sombrio, iniciado em 2008, no qual participam
professores, gestores da área pedagógica, e equipe pedagógica.
O Grupo foi instituído visando à atualização,
troca de experiências pedagógicas e aprofundamento de estudos
em torno da inclusão de alunos com necessidades específicas.
O objetivo da pesquisa foi avaliar o papel desse grupo, enquanto instância
formativa, no que tange à compreensão sobre a inclusão
escolar e a sua influência na prática docente. Para tanto,
identificou-se o perfil dos professores participantes; buscou-se a compreensão
de inclusão manifesta pelos docentes; identificando-se as dificuldades
encontradas por eles no processo de inclusão e, quais as alterações
ocorridas nas práticas pedagógicas a partir das discussões.
Os procedimentos metodológicos desse estudo dividiram-se em três
fases: exploratória, coleta de dados, análise sistemática
dos dados. A fase exploratória visou à caracterização
do campo de pesquisa. A fase de coleta de dados ocorreu através
das técnicas de observação sistemática (diário
de campo) e questionário. Adotou-se o diário de campo a
partir do segundo semestre de 2009, enquanto o questionário foi
aplicado no início do segundo semestre de 2010. A fase de análise
sistemática dos dados consistiu em uma organização
dos dados coletados e sua interpretação, através
da técnica de análise de conteúdo. Ao final da investigação
pudemos concluir que a compreensão sobre a inclusão escolar
passa por um entendimento da aprendizagem que remete a conceitos e pressupostos
distintos; que as principais dificuldades encontradas enfocam as intervenções
pedagógicas - práticas frente às necessidades específicas;
que as discussões levaram a reflexões sobre as necessidades
dos alunos e sobre a atuação docente frente as mesmas, principalmente
na identificação e na realização de algumas
adaptações em sala de aula, o que caracteriza mudanças.
Ao final, considerou-se que o cotidiano escolar apresentado como foco
das discussões do grupo, a partir de seus desafios, dificuldades
e experiências, configura-se como uma possibilidade de espaço
formativo dos educadores. Da mesma forma, em relação ao
tempo de desenvolvimento do grupo surge como positiva a abertura e legitimação
desse espaço para esse tipo de discussão, bem como na sua
consolidação como política de inclusão do
IFC - Campus Sombrio. |
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