Andréia Vania Ferreira Caju Dissertação na íntegra
 

Título: Análise da disciplina Sociologia na Educação Profissional: Reflexões a partir de um estudo de caso

Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade caracterizar a disciplina Sociologia dentro de uma escola de educação profissional. Para que isso fosse realizado procurou-se fazer uma análise sobre a História do Ensino Profissional no Brasil, do Ensino Técnico Agropecuário e da disciplina Sociologia no Brasil. Utilizou-se uma análise histórica para poder caracterizar as diversas fases na qual tanto a disciplina quanto o ensino profissional passaram devido às diversas reformas educacionais que moldaram suas estruturas ao decorrer dos anos. Para caracterizar a disciplina dentro do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, fez-se uma pesquisa através de questionários respondidos pelos alunos e pelos docentes para visualizar qual a concepção que os mesmos têm da disciplina. Os questionamentos realizados foram para poder compreender como a mesma sendo desenvolvida dentro de uma escola de ensino profissional. Os pesquisados tiveram o seu perfil delineado através do questionário sócio-econômico, para conhecermos um pouco quem são esses alunos que procuram uma escola pública de formação profissional e de qualidade. Quanto às perguntas sobre a disciplina indagamos sobre conteúdos abordados pela disciplina que eles recordavam, uso dos conhecimentos da disciplina na vida, carga horária desejável, a importância dela para a formação profissional, quais conteúdos deveriam ser abordados na disciplina para formação do técnico agrícola, se a mesma tinha alguma influência nas disciplinas ministradas pelos professores do ensino médio e profissional. Foram ainda analisadas grades curriculares e os programas, como subsídios para a compreensão da forma como a disciplina vem sendo trabalhada dentro do colégio. Palavras-chave: educação, ensino médio, ensino profissionalizante, Sociologia e CTUR.