|
Título:
Análise da disciplina Sociologia na Educação Profissional:
Reflexões a partir de um estudo de caso
Resumo: A presente pesquisa tem por
finalidade caracterizar a disciplina Sociologia dentro de uma escola de
educação profissional. Para que isso fosse realizado procurou-se
fazer uma análise sobre a História do Ensino Profissional
no Brasil, do Ensino Técnico Agropecuário e da disciplina
Sociologia no Brasil. Utilizou-se uma análise histórica
para poder caracterizar as diversas fases na qual tanto a disciplina quanto
o ensino profissional passaram devido às diversas reformas educacionais
que moldaram suas estruturas ao decorrer dos anos. Para caracterizar a
disciplina dentro do Colégio Técnico da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro, fez-se uma pesquisa através de questionários
respondidos pelos alunos e pelos docentes para visualizar qual a concepção
que os mesmos têm da disciplina. Os questionamentos realizados foram
para poder compreender como a mesma sendo desenvolvida dentro de uma escola
de ensino profissional. Os pesquisados tiveram o seu perfil delineado
através do questionário sócio-econômico, para
conhecermos um pouco quem são esses alunos que procuram uma escola
pública de formação profissional e de qualidade.
Quanto às perguntas sobre a disciplina indagamos sobre conteúdos
abordados pela disciplina que eles recordavam, uso dos conhecimentos da
disciplina na vida, carga horária desejável, a importância
dela para a formação profissional, quais conteúdos
deveriam ser abordados na disciplina para formação do técnico
agrícola, se a mesma tinha alguma influência nas disciplinas
ministradas pelos professores do ensino médio e profissional. Foram
ainda analisadas grades curriculares e os programas, como subsídios
para a compreensão da forma como a disciplina vem sendo trabalhada
dentro do colégio. Palavras-chave: educação, ensino
médio, ensino profissionalizante, Sociologia e CTUR. |
|