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Título: A Monitoria como espaço de aprendizagem no Instituto
Federal Catarinense – campus Sombrio.
Resumo: Esta pesquisa investigou as Monitorias desenvolvidas no Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, com 75 alunos monitores das primeiras, segundas e terceiras séries do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Também participaram 17 professores responsáveis pelas monitorias no ano letivo de 2010, tendo como principal objetivo avaliar a eficácia destas monitorias. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 51 questionários para os alunos no início do segundo semestre e 17 questionários para os docentes. Também foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para as coordenadoras do Ensino Médio e do Ensino Técnico. Verificou-se que a monitoria colabora para a aprendizagem dos alunos envolvidos, consistindo-se esta em espaço para tirar as dúvidas das disciplinas, reforçando a compreensão dos alunos. Nesse sentido, os alunos evidenciaram que perceberam mudança no próprio processo de aprendizagem. A importância da interação social foi destacada pelo bom relacionamento entre professores, monitores e colegas. Os professores pesquisados evidenciaram que a monitoria contribui para a formação do aluno monitor, destacando como características desta formação a postura do aluno diante desse novo papel que tem de desempenhar. Esses resultados indicam que a eficácia da monitoria está relacionada às mudanças que causa nos alunos (monitores e participantes), promovendo o desenvolvimento dos processos mentais destes e a melhoria nas relações interpessoais (fundamental, em se tratando de alunos internos). A monitoria também possibilita um redimensionamento da sala de aula, onde a aprendizagem colaborativa, a autoestima e responsabilidade, são alguns dos indicadores presentes na formação do aluno monitor.
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