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Título:
Trajetórias de escolarização, vida escolar e abandono
no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena /MG
Resumo: Esta pesquisa procurou compreender
os motivos que levaram muitos alunos ao abandono do curso técnico
em agropecuária integrado ao ensino médio na Escola Agrotécnica
Federal de Barbacena MG, no ano de 2008. Foram estudados 23 professores
que lecionaram no 1º ano do curso, em 2008 e 99 alunos - sendo oito
evadidos, 21 repetentes e 70 alunos regularmente matriculados no 2º
ano em 2009. O objetivo principal foi analisar as causas dos altos índices
de evasão e repetência apresentados naquele curso, priorizando
os fatores intraescolares, entendidos como aqueles engendrados pela própria
instituição. Foram considerados os seguintes fatores internos:
organização curricular; relação professor/aluno
no processo ensino-aprendizagem; métodos de ensino utilizados;
questões relacionadas à avaliação escolar;
significado dado à educação pelos diferentes sujeitos
envolvidos na prática educativa; e percepção dos
estudantes quanto ao processo ensino-aprendizagem e às condições
educativas. Para isso, utilizamos a metodologia qualitativa na construção
desta pesquisa. Os dados foram coletados através de questionários
com perguntas fechadas e abertas, e a análise documental foi empregada
a fim de que os resultados obtidos com os questionários fossem
ratificados. Constatamos que os principais motivos que levaram os alunos
ao abandono do curso técnico em agropecuária, no ano de
2008, foram a reprovação e o desamparo da instituição
para que o aluno tivesse condições de permanecer na escola.
Considerando-se o posicionamento dos docentes, verificamos que os principais
motivos entendidos por eles, como a causa do abandono, relacionavam-se
a falta de vocação do aluno para o curso ou a falta de compromisso
do estudante, deixando de lado o papel que a escola desempenhou na trajetória
dos alunos. |
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