Amélia Teixeira Paixão Dissertação na íntegra
 

Título: O Desenvolvimento da Competências Interpessoais: Investigando o Curso Técnico Agrícola do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí

Resumo: Esta dissertação, tendo como tema 'o desenvolvimento das competências interpessoais: investigando o curso técnico agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Bambuí' baseou-se na investigação da percepção dos estudantes do curso Técnico Agrícola, em relação à forma como as práticas pedagógicas do curso desenvolvem as competências interpessoais necessárias ao exercício profissional. Este trabalho nos leva a uma reflexão sobre a formação de técnicos agrícolas, diante do impacto das mudanças no perfil delineado pelo mercado de trabalho, apontando para uma nova perspectiva de entendimento da formação profissional, tendo em vista a modernização da agricultura brasileira e as recentes mudanças ocorridas no ensino técnico agrícola. Com a elaboração do presente estudo pode-se afirmar a educação profissional agrícola, realizada por meio dos cursos técnicos e profissionalizantes do IFMG campus Bambuí constitui uma atividade dinâmica que também tem passado por diversas transformações e modernizações nos últimos anos. De acordo com a revisão de literatura, o curso oferecido pelo IFMG campus Bambuí possibilita que a maioria dos egressos consiga emprego num prazo de até seis meses após sua formatura, o que demonstra o perfil de empregabilidade dos alunos formados. O objetivo deste trabalho é conhecer a opinião dos alunos em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades interpessoais propostas nos referênciais curriculares nacionais de educação profissional de nível técnico no IFMG campus Bambuí. Este conhecimento foi obtido por através de questionário aplicado. Neste contexto, encontramos uma série de questionamentos que requereram maior análise. O resultado das pesquisas realizadas durante o trabalho leva a concluir que as instituições de educação profissional devem atentar mais para o desenvolvimento das relações interpessoais na formação do técnico, ampliando assim a empregabilidade do técnico. A investigação permitiu ver a necessidade de modificações dos currículos para incluir as competências de comunicação e relacionamento interpessoal.