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Título:
O Desenvolvimento da Competências Interpessoais: Investigando o
Curso Técnico Agrícola do Instituto Federal de Minas Gerais
- Campus Bambuí
Resumo: Esta dissertação,
tendo como tema 'o desenvolvimento das competências interpessoais:
investigando o curso técnico agrícola do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus
Bambuí' baseou-se na investigação da percepção
dos estudantes do curso Técnico Agrícola, em relação
à forma como as práticas pedagógicas do curso desenvolvem
as competências interpessoais necessárias ao exercício
profissional. Este trabalho nos leva a uma reflexão sobre a formação
de técnicos agrícolas, diante do impacto das mudanças
no perfil delineado pelo mercado de trabalho, apontando para uma nova
perspectiva de entendimento da formação profissional, tendo
em vista a modernização da agricultura brasileira e as recentes
mudanças ocorridas no ensino técnico agrícola. Com
a elaboração do presente estudo pode-se afirmar a educação
profissional agrícola, realizada por meio dos cursos técnicos
e profissionalizantes do IFMG campus Bambuí constitui uma atividade
dinâmica que também tem passado por diversas transformações
e modernizações nos últimos anos. De acordo com a
revisão de literatura, o curso oferecido pelo IFMG campus Bambuí
possibilita que a maioria dos egressos consiga emprego num prazo de até
seis meses após sua formatura, o que demonstra o perfil de empregabilidade
dos alunos formados. O objetivo deste trabalho é conhecer a opinião
dos alunos em relação ao desenvolvimento das competências
e habilidades interpessoais propostas nos referênciais curriculares
nacionais de educação profissional de nível técnico
no IFMG campus Bambuí. Este conhecimento foi obtido por através
de questionário aplicado. Neste contexto, encontramos uma série
de questionamentos que requereram maior análise. O resultado das
pesquisas realizadas durante o trabalho leva a concluir que as instituições
de educação profissional devem atentar mais para o desenvolvimento
das relações interpessoais na formação do
técnico, ampliando assim a empregabilidade do técnico. A
investigação permitiu ver a necessidade de modificações
dos currículos para incluir as competências de comunicação
e relacionamento interpessoal. |
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