Aline de Arruda Benevides Dissertação na íntegra
 

Título: Contextualizando o ensino de Boas Práticas de Fabricação

Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) campus Cuiabá Bela-Vista com uma turma de alunos formandos do Curso Técnico Subseqüente em Alimentos, que possuíam como característica a privação de aula práticas laboratoriais, em especial na área de Microbiologia, devido uma reforma no Complexo de Laboratórios. Os sujeitos foram motivados a participar de um projeto que propôs a análise das condições higiênico-sanitárias e de manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais. Este projeto foi caracterizado pela participação espontânea, sem que esta proposta estivesse inserida dentro de uma disciplina. O objetivo geral foi investigar o efeito da atividade prática no aprendizado dos alunos em relação ao conteúdo Boas Práticas de Fabricação, tendo em vista uma contextualização dos conteúdos ministrados nas disciplinas teóricas. Como revisão de literatura, pesquisou-se sobre os constituintes epistemológicos que fundamentam as teorias pedagógicas, sobre os conceitos da segurança dos alimentos e as Boas Práticas de Fabricação, e a história do IFMT Campus Bela Vista. Aplicou-se um questionário inicial, visando a percepção dos alunos sobre o conteúdo das Boas Práticas de Fabricação, seguido de uma avaliação diagnóstica do conteúdo teórico técnico pré-existente. De forma planejada, ofertou-se embasamento teórico, prático e de análises em laboratório de microbiologia, para a realização da análise das condições higiênico-sanitárias. Dada liberdade aos alunos para a escolha do estabelecimento/produto a ser analisada as condições higiênico-sanitárias, ocorreu a divisão em: Grupo 01 (Queijo Tipo Minas Frescal), Grupo 02 (Cantina Escolar), Grupo 03 (Panificadora) e Grupo 04 (Açougues). Os alunos elaboraram um artigo com os resultados encontrados, e passaram por nova sondagem, abordando: conhecimentos técnicos (mesmo questionário aplicado para a sondagem) e a percepção sobre a atividade realizada. Fez-se coleta de dados junto a quatro testemunhas –chave (dois docentes do curso e dois alunos participantes), após o término da atividade prática, para confronto com os resultados obtidos. Os resultados obtidos pelas avaliações das condições higiênico-sanitárias e das análises microbiológicas pelos alunos demonstram condições inadequadas. Aconselha-se que os órgãos fiscalizadores intensifiquem os treinamentos e a fiscalização. Relativo aos resultados pedagógicos, verificou-se a presença de aspectos relevantes na estrutura cognitiva dos alunos à serem trabalhados (científicos e do cotidiano), aspectos indicativos de que os alunos construíram seus conhecimentos, e em comparativo de antes e depois nos conhecimentos técnicos, verificou-se que a média das notas da 2ª Aplicação foi 107% maior que a média das notas da 1ª aplicação. Constatou-se uma contextualização do conteúdo das Boas Práticas de Fabricação. Através do levantamento junto às testemunhas-chave, analisaram-se aspectos positivos tanto na percepção dos professores sobre os alunos, quanto na visão dos alunos, quanto na visão dos alunos sobre conhecimento construído para cada um deles. Conclui-se que a atividade prática realizada atuou como um meio para a promoção de uma aprendizagem significativa neste grupo de alunos. Sugere-se que sejam realizadas possíveis integrações disciplinares no final ou durante o último semestre do curso técnico em alimentos, laborando possíveis integrações disciplinares de forma a propor aos alunos uma atividade prática para contextualização dos termos teóricos já vistos.