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Título:
Contextualizando o ensino de Boas Práticas de Fabricação
Resumo: Esta pesquisa foi realizada
no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) campus Cuiabá Bela-Vista
com uma turma de alunos formandos do Curso Técnico Subseqüente
em Alimentos, que possuíam como característica a privação
de aula práticas laboratoriais, em especial na área de Microbiologia,
devido uma reforma no Complexo de Laboratórios. Os sujeitos foram
motivados a participar de um projeto que propôs a análise
das condições higiênico-sanitárias e de manipulação
de alimentos em estabelecimentos comerciais. Este projeto foi caracterizado
pela participação espontânea, sem que esta proposta
estivesse inserida dentro de uma disciplina. O objetivo geral foi investigar
o efeito da atividade prática no aprendizado dos alunos em relação
ao conteúdo Boas Práticas de Fabricação, tendo
em vista uma contextualização dos conteúdos ministrados
nas disciplinas teóricas. Como revisão de literatura, pesquisou-se
sobre os constituintes epistemológicos que fundamentam as teorias
pedagógicas, sobre os conceitos da segurança dos alimentos
e as Boas Práticas de Fabricação, e a história
do IFMT Campus Bela Vista. Aplicou-se um questionário inicial,
visando a percepção dos alunos sobre o conteúdo das
Boas Práticas de Fabricação, seguido de uma avaliação
diagnóstica do conteúdo teórico técnico pré-existente.
De forma planejada, ofertou-se embasamento teórico, prático
e de análises em laboratório de microbiologia, para a realização
da análise das condições higiênico-sanitárias.
Dada liberdade aos alunos para a escolha do estabelecimento/produto a
ser analisada as condições higiênico-sanitárias,
ocorreu a divisão em: Grupo 01 (Queijo Tipo Minas Frescal), Grupo
02 (Cantina Escolar), Grupo 03 (Panificadora) e Grupo 04 (Açougues).
Os alunos elaboraram um artigo com os resultados encontrados, e passaram
por nova sondagem, abordando: conhecimentos técnicos (mesmo questionário
aplicado para a sondagem) e a percepção sobre a atividade
realizada. Fez-se coleta de dados junto a quatro testemunhas –chave
(dois docentes do curso e dois alunos participantes), após o término
da atividade prática, para confronto com os resultados obtidos.
Os resultados obtidos pelas avaliações das condições
higiênico-sanitárias e das análises microbiológicas
pelos alunos demonstram condições inadequadas. Aconselha-se
que os órgãos fiscalizadores intensifiquem os treinamentos
e a fiscalização. Relativo aos resultados pedagógicos,
verificou-se a presença de aspectos relevantes na estrutura cognitiva
dos alunos à serem trabalhados (científicos e do cotidiano),
aspectos indicativos de que os alunos construíram seus conhecimentos,
e em comparativo de antes e depois nos conhecimentos técnicos,
verificou-se que a média das notas da 2ª Aplicação
foi 107% maior que a média das notas da 1ª aplicação.
Constatou-se uma contextualização do conteúdo das
Boas Práticas de Fabricação. Através do levantamento
junto às testemunhas-chave, analisaram-se aspectos positivos tanto
na percepção dos professores sobre os alunos, quanto na
visão dos alunos, quanto na visão dos alunos sobre conhecimento
construído para cada um deles. Conclui-se que a atividade prática
realizada atuou como um meio para a promoção de uma aprendizagem
significativa neste grupo de alunos. Sugere-se que sejam realizadas possíveis
integrações disciplinares no final ou durante o último
semestre do curso técnico em alimentos, laborando possíveis
integrações disciplinares de forma a propor aos alunos uma
atividade prática para contextualização dos termos
teóricos já vistos. |
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