|
Título:
Fatores determinantes da motivação/desmotivação
de alunos do Colégio Agrícola de Camboriú - UFSC
Resumo: O Colégio
Agrícola de Camboriú (CAC) vem sofrendo transformações,
tanto em sua estrutura física, como na configuração
de seus cursos e no processo de ensino-aprendizagem. Nos dias atuais são
observados problemas na relação professor/aluno e diversas
dificuldades no processo de ensino-aprendizagem que interferirem no processo
de motivação/desmotivação dos alunos. Em conseqüência,
alguns alunos cumprem as exigências necessárias para formação
acadêmica com o objetivo único de conseguir o diploma, sem
assimilação de conteúdo, sem compromisso profissional
com a área para a qual foram formados. Tal fenômeno é
facilmente observável no cotidiano do CAC. Diante deste problema,
neste trabalho procuramos identificar os fatores que determinam a Motivação/Desmotivação
de alunos do Curso Técnico em Informática do CAC, cuja forma
mais evidente de expressão é a falta de expectativas, descompromisso,
acomodação, apatia e a conseqüência mais evidente
é o comprometimento dos objetivos e metas do CAC. O objetivo da
pesquisa é identificar os fatores determinantes de motivação/desmotivação
dos alunos do Curso Técnico em Informática CAC e, a partir
destes dados, refletir sobre possíveis estratégias para
garantir maior motivação dos sujeitos envolvidos no processo
de ensino aprendizagem do CAC. Tratase de uma pesquisa básica de
natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, cujos
procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso,
uma vez que a investigação teve como propósito gerar
conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica: a do
CAC. Para a coleta de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: entrevistas,
questionários, observação participante e análise
de fontes bibliográficas primárias. A referência empírica
foi o processo de ensino-aprendizagem do Curso Técnico em Informática,
na modalidade Concomitante ao Ensino Médio, do CAC. |
|