Alessandro Nascimento Sousa Dissertação na íntegra
 

Título: Recursos Instrucionais Informatizados como Ferramenta no Ensino-Aprendizagem do Processo Agroindustrial do Abacaxi (Ananas comosus L. Merril) no IFTO Campus Araguatins.

Resumo: Este estudo visou contribuir para a melhoria da aprendizagem do processo agroindustrial do abacaxi como parte integrante da disciplina de Agroindústria, assunto integrante do curso técnico em Agropecuária, promovendo condições adequadas para o estudante em relação as suas fundamentações teórico-práticas, através da elaboração de um Website. Como instrumento avaliativo do processo pedagógico, utilizou-se os métodos de participação, colaboração e atitude de 135 indivíduos, fazendo-se pesquisas para contribuição de material teórico que constou em um Website, com a cultura e processo agroindustrial do abacaxi, e que serviu como fonte de pesquisa para aqueles e futuros pesquisadores, assim como a proposta de questionário que avaliou o conhecimento de cada indivíduo. Foram elaborados dois instrumentos de avaliação, sendo o primeiro uma pesquisa bibliográfica por parte dos alunos como afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos para compreender todas as etapas do processamento do abacaxi e o segundo instrumento um teste de conhecimentos baseado no conteúdo exposto no próprio Website e materiais de apoio fornecidos por professores da disciplina de Agroindústria, um questionário virtual referente aos conhecimentos necessários para compreensão de parte das etapas que envolvem o processamento da fruta em estudo, pontuados com uma escala variando de “discordo muito”, “discordo moderadamente”, “discordo ligeiramente”, “nem discordo nem concordo”, “concordo ligeiramente”, “concordo moderadamente” e “concordo muito”, totalizando sete pontos, apoiando-se na escala de Likert, que é um tipo de escala de resposta psicométrica usada comumente em questionários, sendo uma escala bastante usada em pesquisa de opinião. O processo de ensino-aprendizagem mostrou-se satisfatório através do interesse dos alunos no tema abordado e nos resultados obtidos no questionário virtual, levando ainda, o interesse dos estudantes pelos métodos  utilizados, a plataforma virtual, algo inovador para eles e que mostrou que podemos utilizar a tecnologia como aliada para as áreas de Educação e Agroindústria, fortalecendo o processo educacional com grande relevância. Portanto, os resultados apresentados neste trabalho demonstraram relevância por mostrar ao docente que é possível associar diversos métodos de ensino, para enriquecer o dia-a-dia em sala de aula, nos laboratórios e outros ambientes de  convivência dos alunos, aumentando assim o interesse por mais pesquisas que levem ao fortalecimento dos laços educacionais e propostas pedagógicas, possibilitando assim a  autoconstrução do conhecimento pelo estudante.