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Título:
A educação inclusiva na perspectiva da teoria das representações
sociais: concepções de docentes e discentes do Instituto
Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas
Resumo: O presente trabalho tem como
objetivo investigar a representação social de docentes e
discentes do Institute Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas,
referente à inclusão de pessoas com deficiência em
suas dependências. A educação inclusiva, em seu sentido
pleno constitui ainda um grande desafio para a sociedade moderna. Apesar
de o Brasil dispor de um significafivo aparato legal que dá suporte
a inclusão nota-se que a prática difere da teoria, uma vez
que ainda a muito a se fazer para que a inclusão realmente aconteça,
envolvendo a necessidade uma ação conjunta de todos os ramos
da sociedade. Considerando a temática da inclusão, foi utilizada
como suporte técnico desta pesquisa a Teoria das Representações
Sociais de Serge Moscovici. Para alcançar o objetivo proposto,
utilizou-se como instrumentos a técnica de Evocação
Livre, associada a um questionário. Os dados foram analisados com
base no software EVOC, que auxiliou apresentando a possível centralidade
dos elementos da representação social e a análise
do questionário segundo as orientações de Bardin.
Finalmente os dados da pesquisa foram analisados a luz da bibliografia
estudada apontado a representação social de docentes e discentes
do IFNMG - Campus Salinas acerca da inclusão de pessoas com deficiência
em suas dependências. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento
de questões relacionadas ao surgimento e manutenção
de preconceitos; análise dos desafios, possibilidades e estratégias
para a efetiva inserção e permanência de alunos com
deficiência na redo de Educação Profissional e Tecnológica;
em prol do discurso atual de respeito à diversidade, manifestando-se
em ações significativas. |
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