Alessandra Sarmento Rodrigues Dissertação na íntegra
 

Título: A educação inclusiva na perspectiva da teoria das representações sociais: concepções de docentes e discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a representação social de docentes e discentes do Institute Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas, referente à inclusão de pessoas com deficiência em suas dependências. A educação inclusiva, em seu sentido pleno constitui ainda um grande desafio para a sociedade moderna. Apesar de o Brasil dispor de um significafivo aparato legal que dá suporte a inclusão nota-se que a prática difere da teoria, uma vez que ainda a muito a se fazer para que a inclusão realmente aconteça, envolvendo a necessidade uma ação conjunta de todos os ramos da sociedade. Considerando a temática da inclusão, foi utilizada como suporte técnico desta pesquisa a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se como instrumentos a técnica de Evocação Livre, associada a um questionário. Os dados foram analisados com base no software EVOC, que auxiliou apresentando a possível centralidade dos elementos da representação social e a análise do questionário segundo as orientações de Bardin. Finalmente os dados da pesquisa foram analisados a luz da bibliografia estudada apontado a representação social de docentes e discentes do IFNMG - Campus Salinas acerca da inclusão de pessoas com deficiência em suas dependências. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento de questões relacionadas ao surgimento e manutenção de preconceitos; análise dos desafios, possibilidades e estratégias para a efetiva inserção e permanência de alunos com deficiência na redo de Educação Profissional e Tecnológica; em prol do discurso atual de respeito à diversidade, manifestando-se em ações significativas.