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Título:
Língua Portuguesa: incluir e participar para exercer
a cidadania
Resumo: Este estudo foi
realizado na Escola Agrotécnica Federal de São João
Evangelista – Minas Gerais (EAFSJE – MG) com vinte e seis
alunos do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante dos Cursos
Técnicos em Agropecuária e Alimentação no
ano letivo de 2007, com a colaboração e a participação
de três professores. Como professora de Língua Portuguesa,
atuando há 15 anos no exercício da docência, temos
nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina, em especial
o que ocorre nessa escola. Na prática cotidiana do ensino, temos
convivido com a contradição que se estabelece entre a escola
real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão,
mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno
possa se preparar para uma transformação, ou seja, que possibilite
o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela.
O caminho metodológico utilizado fundamentou-se na pesquisa qualitativa
descritiva, o estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram:
questionário, Plano de Ensino, produções textuais
em dois momentos distintos, no Processo Seletivo/2005 e em 2008 no 3º
ano. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser
refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o
aluno possa ter uma situação social e cultural diferente
da sua ao ingressar na escola. |
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