Alessandra Edna de Paula Dissertação na íntegra
 

Título: O papel pedagógico das cooperativas-escola: um estudo comparativo da prática educativa do Campus Paraíso, do Instituto Federal de Tocantins, e do Campus Urutaí, do Instituto Federal Goiano

Resumo: O texto faz uma análise comparativa e uma reflexão sobre o papel politico pedagógico das Cooperativas-Escolas implantadas no extinto CEFET Urutai e extinta Escola Técnica de Palmas - LINED Paraíso do Tocantins, atualmeme Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí e lnstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins. Constituídas, respectivamente, em 1979 e no ano de 2008, momentos históricos distintos, apontamos algumas conservações e mudanças destas Cooperativas-Escola, suas particularidades, objetivos e funcionamento. A questão se apresenta para investigação é: no decorrer dos anos há mudanças significativas no papel político-pedagógico das Cooperativas-Escola? A partir desta questão, estruturamos esta pesquisa, cujo objetivo é comparar a experiência da Cooperativa-Escola de Urutaí e a implantação em Paraíso do Tocantins na tentativa de explicar o papel político-pedagógico na formação profissional e explicar em quais aspectos as atividades das cooperativas assume caráter pedagógico. Para a investigação proposta, tomamos como instrumento de coleta de dados a literatura sobre o tema, fontes bibliográficas, livros, Decretos, Leis, artigos e também a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas como fontes principais. Após a realização da pesquisa e diante da realidade de cada uma foi possível constatar que, mesmo sendo implantadas em períodos distintos elas possuem semelhanças e diferenças. Por um lado, as semelhanças identificadas estão relacionadas a questões estruturais de organização e funcionamento, bem como de aplicação a Legislação Cooperativista e também na intenção de contribuir com a construção da cultura escolar cooperativa e ser um instrumento educacional capaz de aproximar teoria e prática. De outro lado, é possível constatar contradições entre uma e outra, especialmente no que se refere ao cumprimento de seus objetivos e na articulação entre as aulas teóricas, prática educativa e preparação para o mercado de trabalho. Outra contradição curiosamente identificada, entre as duas experiências, é a concepção que a comunidade escolar local tem de cada Cooperativa- Escola investigada. Além desta, outra contradição verificada é o fato dos resultados encontrados evidenciarem que os pesquisados enfatizam a importância da Cooperativa- Escola no processo educativo e na formação profissional dos alunos, mas ao mesmo tempo afirmam que ambas não desempenham a função primordial de caráter pedagógico. O discurso e definição dos objetivos propostos pelas cooperativas visam a melhor preparação para o mercado de trabalho, mas a pesquisa nos apontou uma realidade contrária a isto. Constatamos ainda quc estas contradições identificadas entre o discurso e a realidade foram as possíveis causas, dentre outras, que favoreceram a descaracterização e finalização das Cooperativas-Escola estudadas. Com base na reestruturação produtiva, reforma da educação (Lei 5.692/1971, a LDB/1996 e os Decretos N° 2.208/1997) ocorridas no Brasil entre décadas de 1970 e a década de 1990 apontamos a influência destas reformas educacionais sobre a Cooperativa-Escola e a relação entre ela e o mundo do trabalho, bem como a articulação entre a educação e trabalho.