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Título:
O papel pedagógico das cooperativas-escola: um estudo comparativo
da prática educativa do Campus Paraíso, do Instituto Federal
de Tocantins, e do Campus Urutaí, do Instituto Federal Goiano
Resumo: O texto faz uma análise
comparativa e uma reflexão sobre o papel politico pedagógico
das Cooperativas-Escolas implantadas no extinto CEFET Urutai e extinta
Escola Técnica de Palmas - LINED Paraíso do Tocantins, atualmeme
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Goiano - Campus Urutaí e lnstituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins.
Constituídas, respectivamente, em 1979 e no ano de 2008, momentos
históricos distintos, apontamos algumas conservações
e mudanças destas Cooperativas-Escola, suas particularidades, objetivos
e funcionamento. A questão se apresenta para investigação
é: no decorrer dos anos há mudanças significativas
no papel político-pedagógico das Cooperativas-Escola? A
partir desta questão, estruturamos esta pesquisa, cujo objetivo
é comparar a experiência da Cooperativa-Escola de Urutaí
e a implantação em Paraíso do Tocantins na tentativa
de explicar o papel político-pedagógico na formação
profissional e explicar em quais aspectos as atividades das cooperativas
assume caráter pedagógico. Para a investigação
proposta, tomamos como instrumento de coleta de dados a literatura sobre
o tema, fontes bibliográficas, livros, Decretos, Leis, artigos
e também a aplicação de questionários e realização
de entrevistas semiestruturadas como fontes principais. Após a
realização da pesquisa e diante da realidade de cada uma
foi possível constatar que, mesmo sendo implantadas em períodos
distintos elas possuem semelhanças e diferenças. Por um
lado, as semelhanças identificadas estão relacionadas a
questões estruturais de organização e funcionamento,
bem como de aplicação a Legislação Cooperativista
e também na intenção de contribuir com a construção
da cultura escolar cooperativa e ser um instrumento educacional capaz
de aproximar teoria e prática. De outro lado, é possível
constatar contradições entre uma e outra, especialmente
no que se refere ao cumprimento de seus objetivos e na articulação
entre as aulas teóricas, prática educativa e preparação
para o mercado de trabalho. Outra contradição curiosamente
identificada, entre as duas experiências, é a concepção
que a comunidade escolar local tem de cada Cooperativa- Escola investigada.
Além desta, outra contradição verificada é
o fato dos resultados encontrados evidenciarem que os pesquisados enfatizam
a importância da Cooperativa- Escola no processo educativo e na
formação profissional dos alunos, mas ao mesmo tempo afirmam
que ambas não desempenham a função primordial de
caráter pedagógico. O discurso e definição
dos objetivos propostos pelas cooperativas visam a melhor preparação
para o mercado de trabalho, mas a pesquisa nos apontou uma realidade contrária
a isto. Constatamos ainda quc estas contradições identificadas
entre o discurso e a realidade foram as possíveis causas, dentre
outras, que favoreceram a descaracterização e finalização
das Cooperativas-Escola estudadas. Com base na reestruturação
produtiva, reforma da educação (Lei 5.692/1971, a LDB/1996
e os Decretos N° 2.208/1997) ocorridas no Brasil entre décadas
de 1970 e a década de 1990 apontamos a influência destas
reformas educacionais sobre a Cooperativa-Escola e a relação
entre ela e o mundo do trabalho, bem como a articulação
entre a educação e trabalho. |
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