Alcyr Alves Viana Neto Dissertação na íntegra
 

Título: Diagnose das práticas desportivas e da coordenação motora no ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Urutaí, Ipameri e Pires do Rio, circunvizinhas ao CEFET - Urutaí/GO.

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2003 com 410 alunos (ambos os sexos) da 8° série do ensino fundamental de 11 escolas públicas estaduais das cidades goianas de Urutaí, Pires do Rio e Ipameri, objetivando a avaliação da iniciação desportiva desenvolvida nas aulas de educação física e 431 alunos (ambos os sexos) da 4° série também do ensino fundamental das cidades citadas, objetivando a avaliação do nível da coordenação motora daqueles educandos. A intenção de realizar esta pesquisa se deu, pela desmotivação pela atividade física, dificuldades motoras e dos fundamentos das modalidades (voleibol, handebol e basquetebol) que os educandos apresentavam ao ingressar no ensino médio do CEFET-Urutaí (Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí GO). Testes avaliativos dos fundamentos técnicos do voleibol, handebol e basquetebol foram aplicados nas 8° series, além de um questionário contendo questões relacionadas ao desporto escolar e, testes de avaliação motora (equilíbrio, lateralidade, motricidade global, noção de direção, coordenação visual motora e formação de conceito) com as 4° séries. Alem de questionários para diretores e professores de Educação Física das instituições. Foram detectadas graves dificuldades psicomotoras, falhas na execução dos fundamentos técnicos inerentes às modalidades (basquetebol, handebol e voleibol). E também foi obtido resultado deficiente na avaliação da coordenação motora, principalmente no sexo feminino, o que foi confirmado pela aplicação do teste de Qui-quadrado, bem como, desmotivação do corpo discente pelos desportos e pela atividade física. Depreende-se, então, que o trabalho de coordenação motora e desenvolvimento habilidades básicas, como saltar, correr, subir, arremessar e lançar objetos, quicar a bola etc nas primeiras séries do ensino fundamental, além de uma boa iniciação desportiva de forma inclusiva das modalidades pesquisadas estão deficientes, ou não estão sendo trabalhadas nas instituições públicas de ensino fundamental investigadas. O desenvolvimento da pesquisa se deu através do estudo, predominantemente quantitativo segundo a abordagem construtivas na construção de conhecimento que, evidentemente não dispensou a análise qualitativa.