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Título:
Diagnose das práticas desportivas e da coordenação motora
no ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Urutaí,
Ipameri e Pires do Rio, circunvizinhas ao CEFET - Urutaí/GO.
Resumo: Este trabalho apresenta os
resultados de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2003 com 410
alunos (ambos os sexos) da 8° série do ensino fundamental de 11 escolas
públicas estaduais das cidades goianas de Urutaí,
Pires do Rio e Ipameri, objetivando a avaliação da iniciação desportiva
desenvolvida nas aulas de educação física e 431 alunos (ambos os sexos)
da 4° série também do ensino fundamental das cidades citadas, objetivando
a avaliação do nível da coordenação motora daqueles educandos.
A intenção de realizar esta pesquisa se deu, pela desmotivação
pela atividade física, dificuldades motoras e dos fundamentos das modalidades
(voleibol, handebol e basquetebol) que os educandos
apresentavam ao ingressar no ensino médio do CEFET-Urutaí
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí
GO). Testes avaliativos dos fundamentos técnicos do voleibol, handebol
e basquetebol foram aplicados nas 8° series, além de um questionário contendo
questões relacionadas ao desporto escolar e, testes de avaliação motora
(equilíbrio, lateralidade, motricidade global, noção de direção, coordenação
visual motora e formação de conceito) com as 4° séries. Alem de questionários
para diretores e professores de Educação Física das instituições. Foram
detectadas graves dificuldades psicomotoras,
falhas na execução dos fundamentos técnicos inerentes às modalidades (basquetebol,
handebol e voleibol). E também foi obtido resultado deficiente na avaliação
da coordenação motora, principalmente no sexo feminino, o que foi confirmado
pela aplicação do teste de Qui-quadrado, bem
como, desmotivação do corpo discente pelos desportos e pela atividade
física. Depreende-se, então, que o trabalho de coordenação motora e desenvolvimento
habilidades básicas, como saltar, correr, subir,
arremessar e lançar objetos, quicar a bola etc
nas primeiras séries do ensino fundamental, além de uma boa iniciação
desportiva de forma inclusiva das modalidades pesquisadas estão deficientes,
ou não estão sendo trabalhadas nas instituições públicas de ensino fundamental
investigadas. O desenvolvimento da pesquisa se deu através do estudo,
predominantemente quantitativo segundo a abordagem construtivas na construção de conhecimento que, evidentemente
não dispensou a análise qualitativa. |
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