Alcelio Monteiro Dissertação na íntegra
 

Título: Projeto "partilhando conhecimentos": uma proposta metodológica interdisciplinar

Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA – ES) com cento e sete alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria no ano letivo de 2005, com a colaboração e a participação de sete professores e, de cinco profissionais da área pedagógica. Tendo como principal objetivo desenvolver com os mesmos o Projeto “Partilhando Conhecimentos”: uma proposta metodológica interdisciplinar. Visando atingir com esses educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares, mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações prático-reflexivas de linguagens e corporais. Para comprovação de que houve êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa ter continuidade nessa mudança de paradigma no processo ensino-aprendizagem da EAFA - ES utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 101 questionários para os alunos ao final do 1º semestre e, 88 questionários ao final do 2º semestre, após a conclusão dos cursos. Foram questionados também 07 professores do ensino médio e 05 profissionais da área pedagógica. Quando comprovamos que o projeto é viável e que merece ter continuidade para os próximos anos, tentando envolver cada vez mais atores que ainda não participam e outros cursos da própria Escola.