|
Título:
Projeto "partilhando conhecimentos": uma proposta
metodológica interdisciplinar
Resumo: Esta pesquisa
foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA –
ES) com cento e sete alunos (público alvo) concludentes das terceiras
séries do ensino médio profissionalizante dos Cursos Técnicos
em Agropecuária e Agroindústria no ano letivo de 2005, com
a colaboração e a participação de sete professores
e, de cinco profissionais da área pedagógica. Tendo como
principal objetivo desenvolver com os mesmos o Projeto “Partilhando
Conhecimentos”: uma proposta metodológica interdisciplinar.
Visando atingir com esses educandos não somente a compreensão
e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares,
mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular
os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações
prático-reflexivas de linguagens e corporais. Para comprovação
de que houve êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa
ter continuidade nessa mudança de paradigma no processo ensino-aprendizagem
da EAFA - ES utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários
com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 101 questionários
para os alunos ao final do 1º semestre e, 88 questionários
ao final do 2º semestre, após a conclusão dos cursos.
Foram questionados também 07 professores do ensino médio
e 05 profissionais da área pedagógica. Quando comprovamos
que o projeto é viável e que merece ter continuidade para
os próximos anos, tentando envolver cada vez mais atores que ainda
não participam e outros cursos da própria Escola. |
|