Alberto Aciole Bomfim Dissertação na íntegra
 

Título: A trajetória profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária da Eaf de São Cristóvão-SE

Resumo: O objetivo desta dissertação foi analisar a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, buscando informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, quanto às habilidades e competências a eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem a formação de um técnico com o perfil necessário às novas exigências do mundo do trabalho e ao mesmo tempo permita uma formação cidadã. O desenvolvimento do trabalho foi organizado da seguinte forma: em primeiro lugar procurou-se levantar pressupostos históricos da educação profissional no Brasil, com vistas aos objetivos desta amostra. Em seguida realizou-se um levantamento geral da situação agrícola do estado de Sergipe com ênfase para a região do “Vale do Cotinguiba” onde está situada a escola, em uma mesorregião denominada “Grande Aracaju”, finalizando com um levantamento histórico da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, desde a sua origem até o momento atual, ressalvando a relevância da Instituição na política educacional do estado e da região como formadora de mão-de-obra para o setor agropecuário, através dos documentos da própria escola e de outros órgãos, bem como das Leis da Educação. O questionamento foi desenvolvido através da aplicação de questionários e os dados obtidos foram analisados e discutidos objetivando a definição de um “perfil” de formação para os egressos do curso técnico de agropecuária, ao tempo que também poderá servi como instrumento para a criação de outros cursos que possam atender à demanda do mercado. O universo de pesquisa deste trabalho foram os 66 egressos do curso Técnico em Agropecuária do ano de 2005, residentes em vários municípios do estado de Sergipe e dos vizinhos estados de Alagoas e Bahia. Finalizando o trabalho, pretende-se devolver à escola, a revisão de alguns pontos evidenciais na pesquisa que merecem um melhor tratamento, tais como: a adequação das atividades práticas com as teorias, a inserção no currículo de atividades que permita o desenvolvimento do “empreendedorismo” como parte do perfil dos egressos, uma maior integração da escola com a comunidade, o desenvolvimento de uma política permanente de acompanhamento dos egressos, sugerindo a criação na escola de um “banco de empregos” e, finalmente, a adequação permanente dos currículos de todos os cursos oferecidos pela escola, procurando proporcionar a formação de técnicos que, além de possui uma formação geral solidificada, também atenda as necessidades do mercado de trabalho.