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Título:
A trajetória profissional dos egressos do curso
técnico em agropecuária da Eaf de São Cristóvão-SE
Resumo: O objetivo desta
dissertação foi analisar a trajetória profissional
dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola
Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, buscando
informações sobre sua situação profissional
no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção,
mas também, quanto às habilidades e competências a
eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem
a formação de um técnico com o perfil necessário
às novas exigências do mundo do trabalho e ao mesmo tempo
permita uma formação cidadã. O desenvolvimento do
trabalho foi organizado da seguinte forma: em primeiro lugar procurou-se
levantar pressupostos históricos da educação profissional
no Brasil, com vistas aos objetivos desta amostra. Em seguida realizou-se
um levantamento geral da situação agrícola do estado
de Sergipe com ênfase para a região do “Vale do Cotinguiba”
onde está situada a escola, em uma mesorregião denominada
“Grande Aracaju”, finalizando com um levantamento histórico
da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE,
desde a sua origem até o momento atual, ressalvando a relevância
da Instituição na política educacional do estado
e da região como formadora de mão-de-obra para o setor agropecuário,
através dos documentos da própria escola e de outros órgãos,
bem como das Leis da Educação. O questionamento foi desenvolvido
através da aplicação de questionários e os
dados obtidos foram analisados e discutidos objetivando a definição
de um “perfil” de formação para os egressos
do curso técnico de agropecuária, ao tempo que também
poderá servi como instrumento para a criação de outros
cursos que possam atender à demanda do mercado. O universo de pesquisa
deste trabalho foram os 66 egressos do curso Técnico em Agropecuária
do ano de 2005, residentes em vários municípios do estado
de Sergipe e dos vizinhos estados de Alagoas e Bahia. Finalizando o trabalho,
pretende-se devolver à escola, a revisão de alguns pontos
evidenciais na pesquisa que merecem um melhor tratamento, tais como: a
adequação das atividades práticas com as teorias,
a inserção no currículo de atividades que permita
o desenvolvimento do “empreendedorismo” como parte do perfil
dos egressos, uma maior integração da escola com a comunidade,
o desenvolvimento de uma política permanente de acompanhamento
dos egressos, sugerindo a criação na escola de um “banco
de empregos” e, finalmente, a adequação permanente
dos currículos de todos os cursos oferecidos pela escola, procurando
proporcionar a formação de técnicos que, além
de possui uma formação geral solidificada, também
atenda as necessidades do mercado de trabalho. |
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