|
Título:Participação
das Comunidades Escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no Projeto
Mata Ciliar realizado no Município de Petrolina – PE..
Resumo:Este estudo teve como finalidade
identificar o nível de participação das comunidades
escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no Projeto de Recuperação
da Mata Ciliar no Município de Petrolina-PE. O Projeto foi desenvolvido
pela Prefeitura de Petrolina-PE em parceria com outras instituições,
dentre estas as Escolas locais. Isto porque se entendeu que a escola deve
fortalecer sua função transformadora com a realização
de atividades cooperativas com a comunidade e mesmo sem a existência
obrigatória de uma disciplina de educação ambiental
no currículo escolar. Foram entrevistados alunos, pais e professores
que desenvolveram algumas atividades propostas no Projeto. Através
da pesquisa foi possível identificar as consequências ecológicas
e sociais decorrentes dessa iniciativa, podendo-se citar, especialmente,
o aumento da conscientização dos envolvidos nas questões
ambientais. Observou-se a importância de ações conjuntas
para provocar a participação do cidadão nos processos
sociais em que está inevitavelmente envolvido. A atuação
das escolas através dos professores e alunos foi imprescindível
para a sensibilização dos pais e outros membros das comunidades
para a realização das ações. Ficou muito claro
que o interesse e euforia dos alunos em participar de alguma fase do Projeto
teve como resultado mais imediato além do maior entrosamento em
sala de aula, o anseio de realizar outras ações ambientais
para a melhoria da Comunidade. O trabalho mostrou que não é
necessário ser um especialista em educação ambiental
para desenvolver ações na área. A partir dessa experiência
outras atividades foram propostas e desenvolvidas pelas Escolas, considerando
as questões ambientais como um ato político que prepara
o cidadão para exigir justiça social, cidadania e respeito
nas relações com a natureza.. |
|