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Título:
Otimização do ponto de corte na destilação
da cachaça em alambique de cobre: um a prática pedagógica
no processo produtivo
Resumo: O propósito
deste trabalho foi o de analisar a contribuição no processo
de ensino-aprendizagem, utilizando uma atividade desenvolvida através
de um projeto de pesquisa técnica aplicada (teórico-prático),
esperando-se como resultados que os acadêmicos fossem capazes de
compreender e solidificar o conhecimento através da sua participação
como agentes ativos do processo e, que este seja considerado um método
didático para fazer a agregação do conhecimento,
bem como para o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante. Acadêmicos
do terceiro e quarto períodos do curso Superior de Tecnologia em
Produção de Cachaça da Escola Agrotécnica
Federal de Salinas – MG (EAFSalinas) foram convidados a participar
compondo o grupo de 14 como sujeitos que seriam avaliados durante todo
o período de desenvolvimento do projeto de pesquisa (processo e
seus controles; análise sensorial). Nos dois instrumentos de avaliação
continham afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos necessários
para compreender todas as etapas que envolvem o processamento da cachaça.
Estas foram pontuadas com uma escala variando entre o “discordo
muito” ao “concordo muito”, com o centro em “nem
discordo nem concordo”, com um total de sete pontos. Dois instrumentos
foram elaborados, sendo um para o processo com 25 afirmativas e o outro
com 10. O primeiro foi aplicado em quatro etapas diferentes e o segundo
em duas, sendo a primeira aplicação representativa da condição
zero, ou seja, sem qualquer envolvimento com as atividades do projeto.
Procedeu-se, também, uma avaliação utilizando observação
por imagens capturadas durante as etapas de trabalho. Para a avaliação
do processo, vários indicadores foram usados, procedendo-se todas
as etapas do processamento da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar
até a obtenção do mosto fermentado, sendo estas etapas
desenvolvidas no laboratório experimental de fermentações.
A destilação que era o objetivo de maior interesse no processo,
foi também desenvolvida neste laboratório, usando um destilador
de cobre com capacidade de 40L. Foram processadas três repetições
para as três condições experimental almejadas para
o destilado. O produto destilado foi envasado, manualmente, em garrafas
de vidro transparentes de 600mL e acondicionadas em temperatura ambiente
(± 30ºC) para proceder as suas avaliações físico-químicas
e sensoriais. Para as determinações físico-químicas
utilizou-se as recomendações da legislação
de bebidas para o produto, sendo realizadas no Laboratório de Análise
de Bebidas e Vinagres (LABV), Andradas – MG. Para as avaliações
sensoriais utilizou-se de testes discriminativos para verificar diferenças
entre as repetições e as condições experimentais.
E, a verificar da percepção do consumidor, um teste de aceitação
foi aplicado, seguindo metodologias recomendadas por Meilgaard et al (1999).
Os resultados foram analisados estatisticamente por testes de médias
de Tukey, do x2, de Dunnett, de Boferroni, com nível de significância
de 5%, usando o software Graph Pad Prism versão 4.0. Nos resultados
relativos ao processo e seus controles, foi verificado que a média
para cada sujeito foi aumentado gradativamente nos testes na medida em
que a aprendizagem se concretizava, chegando ao último teste com
uma maior homogeneidade nas respostas de todo o grupo, cujas médias
em cada foram 6,1; 6,6; 6,5 e 6,9 para TI TII-, TIII e TIV, respectivamente.
No início de todo o processo, verificou-se diferenças (p
<= 0,05) entre o primeiro e o segundo teste (TI e TII) para alguns
dos sujeitos, chegando a valores superiores a 20% para dois sujeitos e
em menor proporção (superior a 10%) para outros cinco, porém
não significativa. No último teste (TIV) diferenças
(p <= 0,05) foram observadas para a maioria dos sujeitos em relação
ao TI, contudo, os dois sujeitos que se encontravam com a maior diversidade
nos seus níveis de concordância, foram os que obtiveram os
maiores valores percentuais (25,2 e 34,9%) de diferença em relação
ao TI, indicando o quanto as atividades desenvolvidas contribuíram
para a melhoria do seu nível de conhecimento nesta área
do saber. Os resultados obtidos na avaliação sensorial indicaram
que os estudantes obtiveram uma melhor compreensão das atividades
teórico-práticas, não apresentando diferenças
significativas (p <= 0,05) entre o teste inicial e final, com media
de 6,4 e 6,7 para TI e TII, respectivamente. Os sujeitos conseguiram fazer
uma boa correlação dos conceitos obtidos na disciplina com
as atividades do projeto, assim a sua participação nas etapas
de desenvolvimento de um projeto teórico-prático, colaborou
para que o seu nível de aprendizagem fosse aprimorado. Na análise
das imagens dos sujeitos nas diferentes etapas do trabalho, foi observada
mudança no comportamento e, também, uma boa capacidade de
organização, com a criação de lideres dentro
de subgrupos para o melhor desempenho das atividades. Nos resultados físico-químicos
para o produto, diferença significativa (p <=0,05) foi verificada
no teor alcoólico da fração de coloração
com 80% em relação às frações com 85%
a 90%. Contudo, nos resultados sensoriais, não foram detectadas
quaisquer diferença significativas na avaliação das
três frações de coloração destiladas,
tanto nos testes discriminativos usados para analisar diferenças
quanto no teste de consumidor. Portanto, o presente trabalho foi importante
para vincular os acadêmicos às novas tecnologias e ao mundo
da pesquisa aplicada, possibilitando a construção do próprio
conhecimento. |
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