|
Título:
Integração ensino e pesquisa no processo de aprendizagem:
produção de frangos de corte
Resumo: Este trabalho teve o objetivo
de buscar novas formas de aprendizagem dentro do ensino técnico
e tecnológico agrícola pois visa a integração
do aluno corn os segmentos socials. Emse tratando de processo produtivo,
a zootecnia se destaca corn a avicoltura podendo ser desenvolvidos conhecimentos
e competências que tendem a expandir suas práticas possibilitando
alternativas pelo deseovolvimento de atividades profissionalmente empreendedoras
em suas comunidades. Adotou-se postura interativa corn a finalidade de
despertar nos alunos uma consciência inovadora e torná-los
capazes de utilizar as ciências produzidas dentro do processo produtivo
e dos parâmetros de competitividade. Portanto, esta integração
ensino e pesquisa só vai contribuir no processo ensino- aprendizagem
através da operacionalização dos conteúdos
curriculares de maneira integrada. Partindo de um pressuposto de que o
aluno terá oportunidade de construir um conhecimento do fazendo
para aprender e aprendendo para fazer. O aluno, neste primeiro momento
do trabalho, teve a oportunidade de levantar os conhecimentos sobre o
tema, o projeto iniciou-se corn a discussão da importância
dos diferentes tipos de ração, ocorrendo demonstração
dos diferentes tipos de ração que fazem parte das dietas
e do desenvolvimento do frango de corte. Promoveram leituras comparativas
de forma discursiva com resultados obtidos dos levantamentos dos diferentes
tipos de ração e comparando a outros animais domésticos.
Mostrando ao aluno quais as avaliações que podem ser desenvolvidas
quando se fala de ganho de peso e conversão alimentar passando
por consumo de ração, ganho de peso e índice de conversão
alimentar. Despertou-se a curiosidade do aluno através do processo
ensino-aprendizagem no que se entende por práticas a serem realizadas
como: escolha de um local, delimitação de área, distribuição
de pintos. Realização de uma comparação do
custo benefício das rações avaliadas junto com os
alunos para que os mesmos entendessem as variáveis encontradas
nos dados e resultados obtidos. No segundo momento, foi aplicado um questionário
de diagnóstico final para verificação da construção
do conhecimento através da proposta metodológica. Este trabalho
teve como meta despertar uma integração do ensino e da pesquisa
com a intencional tendência de melhorar o nível de conhecimento,
desenvolver competências através de pesquisas bibliográficas
e de demonstrações práticas onde foram observados
métodos e ações qualitativas e quantitativas. Em
geral, esta ação teve o grande propósito de melhorar
a qualidade do nosso discente da Educação Profissional Agrícola,
estes que contribuem com uma grande parcela no desenvolvimento da agricultura
familiar do nosso país, estado e nossa região. Palavras-chave:
avaliação aprendizagem ensino técnico e tecnológico,
formação empreendedora. |
|