Adalberto de Souza Arruda Dissertação na íntegra
 

Título: Integração ensino e pesquisa no processo de aprendizagem: produção de frangos de corte

Resumo: Este trabalho teve o objetivo de buscar novas formas de aprendizagem dentro do ensino técnico e tecnológico agrícola pois visa a integração do aluno corn os segmentos socials. Emse tratando de processo produtivo, a zootecnia se destaca corn a avicoltura podendo ser desenvolvidos conhecimentos e competências que tendem a expandir suas práticas possibilitando alternativas pelo deseovolvimento de atividades profissionalmente empreendedoras em suas comunidades. Adotou-se postura interativa corn a finalidade de despertar nos alunos uma consciência inovadora e torná-los capazes de utilizar as ciências produzidas dentro do processo produtivo e dos parâmetros de competitividade. Portanto, esta integração ensino e pesquisa só vai contribuir no processo ensino- aprendizagem através da operacionalização dos conteúdos curriculares de maneira integrada. Partindo de um pressuposto de que o aluno terá oportunidade de construir um conhecimento do fazendo para aprender e aprendendo para fazer. O aluno, neste primeiro momento do trabalho, teve a oportunidade de levantar os conhecimentos sobre o tema, o projeto iniciou-se corn a discussão da importância dos diferentes tipos de ração, ocorrendo demonstração dos diferentes tipos de ração que fazem parte das dietas e do desenvolvimento do frango de corte. Promoveram leituras comparativas de forma discursiva com resultados obtidos dos levantamentos dos diferentes tipos de ração e comparando a outros animais domésticos. Mostrando ao aluno quais as avaliações que podem ser desenvolvidas quando se fala de ganho de peso e conversão alimentar passando por consumo de ração, ganho de peso e índice de conversão alimentar. Despertou-se a curiosidade do aluno através do processo ensino-aprendizagem no que se entende por práticas a serem realizadas como: escolha de um local, delimitação de área, distribuição de pintos. Realização de uma comparação do custo benefício das rações avaliadas junto com os alunos para que os mesmos entendessem as variáveis encontradas nos dados e resultados obtidos. No segundo momento, foi aplicado um questionário de diagnóstico final para verificação da construção do conhecimento através da proposta metodológica. Este trabalho teve como meta despertar uma integração do ensino e da pesquisa com a intencional tendência de melhorar o nível de conhecimento, desenvolver competências através de pesquisas bibliográficas e de demonstrações práticas onde foram observados métodos e ações qualitativas e quantitativas. Em geral, esta ação teve o grande propósito de melhorar a qualidade do nosso discente da Educação Profissional Agrícola, estes que contribuem com uma grande parcela no desenvolvimento da agricultura familiar do nosso país, estado e nossa região. Palavras-chave: avaliação aprendizagem ensino técnico e tecnológico, formação empreendedora.