Acimar Ribeiro de Freitas Dissertação na íntegra
 

Título: A contribuição da geografia escolar nas questões ambientais para a formação do técnico agrícola no Instituto Federal Baiano - Campus Catu.

Resumo: Este trabalho nos leva a uma reflexão sobre a contribuição da Geografia Escolar na formação do Técnico agrícola, a partir da discussão das questões ambientais. O objetivo deste trabalho é compreender como o ensino de Geografia, a partir do estudo das questões ambientais, contribui para a formação do técnico agrícola tendo em vista uma formação que vincula conteúdos do ensino propedêutico a área técnica. A metodologia usada neste trabalho consistiu na aplicação de questionário semi - estruturado com estudantes da segunda e terceira séries do ensino médio integrado técnico em agropecuária do Instituto Federal Baiano, campus – Catu. Neste contexto, parte-se do pressuposto de que para a formação de técnicos de nível médio, para trabalharem na agropecuária brasileira, é necessária a transmissão de conhecimentos onde o ensino de disciplinas ditas do ensino médio deve estar diretamente integrado a área técnica, como também torná-los sensíveis às questões ambientais a fim de que se formem técnicos com visão crítica e conhecimentos satisfatórios para assim, transformarem o seu entorno, dentro da perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, garantindo a formação de "cidadãos", conhecedores dos problemas gerais da sociedade brasileira em seus múltiplos aspectos, sociais, econômicos, políticos culturais e ambientais. O resultado da pesquisa realizada durante o trabalho leva a concluir em primeiro lugar que o ensino de Geografia está em consonância com a formação do técnico agrícola, que conceitos como natureza, questão ambiental, estão diretamente vinculados ao entendimento da relação da sociedade com a natureza, fato que colabora para que o estudante entenda a terra não como moeda de troca para acumulação de capital, mas sim como um elemento de desenvolvimento econômico com sustentabilidade.