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Título:
Educação agrícola e perfil de cultivo
de pastagens em propriedades rurais do semi-árido: a comparação
de duas abordagens para a disciplina agrostologia
Resumo: Este trabalho
foi ambientado na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim-BA,
com alunos do curso Técnico Agrícola com habilitação
em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, das turmas B
e D das 3a séries do exercício letivo de 2007. O norte principal
da pesquisa parte de uma inquietaçâo acerca da feição
profissional dos técnicos formados nas escolas agrícolas
frente ao perfil profissional que se adeque às exigências
do mundo produtivo atual. A guisa de contribuição para exemplificação
da estruturação desse perfil, utilizando-se do aporte de
conceitos como multirreferencialidade, contextualização,
interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e aprendizagem significativa,
propôs-se neste trabalho a confrontação de duas abordagens
metodológicas para a disciplina agrostologia, em que, para uma
das turmas, o conteúdo trabalhado durante o exercício letivo
foi entremeado com visitas a propriedades rurais de produção
de ruminantes do município de Senhor do Bonfim-BA, de níveis
e tipos de exploração diversificada. Na fase inicial da
pesquisa os alunos das duas turmas foram submetidos à aplicação
de um questionário, quando uma das turmas passou para a etapa seguinte,
e como forma complementar ao curso, participou das visitas técnicas
às propriedades previamente elencadas. A última fase de
operacionalização do projeto caracterizou-se pela aplicação
do mesmo questionário às duas turmas novamente, o que proporcionou
o levantamento das médias de notas obtidas pela correção
dos mesmos. Durante as visitas ocorreu a extrapolação aos
objetivos propostos inicialmente, propiciando a ampliação
da vertente de investigação qualitativa em detrimento da
análise meramente quantitativa das médias obtidas. Para
tanto se optou pela categorização das questões constantes
no questionário aplicada em conceituais, procedimentais e atitudinais
e procedeu-se na comparação das médias para cada
categoria de questões, na fase inicial e final do desenvolvimento
do projeto. Analisou-se o rendimento inicial e final para as duas turmas,
sem abandonar a visão de multidimensionalidade e subjetividade,
interpretando os números sob a égide da necessidade de formação
por competência, através da tradução dos dados
numéricos em inferências de cunho educacional buscando a
complementaridade entre as vertentes investigativas do trabalho.
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